Oi foca em segurança na nuvem para aumentar receita corporativa

A diretora de B2B da Oi, Cátia Tokoro (Foto: Divulgação)

Aproveitando a infraestrutura do centro de operações de segurança (SoC) recém-inaugurado em São Paulo, a Oi está lançando uma nova plataforma de gestão, controle e proteção de aplicações em nuvem, o Cloud Security Oi. A diretoria do segmento corporativo (B2B) da companhia tem feito roadshows pelo País para lançar a nova ferramenta, que faz parte da estratégia da empresa em buscar o aumento da receita de TI e SVAs, que atualmente representam de 7% a 8% de todas as vendas do B2B. "A expectativa é que a gente cresça; em termos absolutos, que a gente dobre", afirma o diretor de TI B2B da Oi, Luiz Carlos Faray. A meta para 2017 para as receitas de TI e SVA é manter o crescimento anual de cerca de 20% registrado no terceiro trimestre do ano passado (na verdade, 22,5%).

A diretora de B2B da Oi, Cátia Tokoro, explica que manter esse crescimento já é desafiador em meio ao cenário macroeconômico atual. "Esse ano foi desafiador porque vimos redução de muitas empresas, com bancos fechando agências (transformando em atendimento digital) e redes varejistas fechando lojas", declara. "Então meio que andamos de lado, mas que foi um resultado satisfatório, dado o que percebemos no mercado."

Notícias relacionadas

A promessa é de aproveitar o SoC também para fazer novos lançamentos, proporcionando mais ferramentas as a service, tanto para pequenas e médias empresas quanto para grandes corporações e administrações públicas. Continuar a simplificação de portfólio também é uma meta, o que já permitiu à Oi começar a vender para o mercado B2B em pontos de venda tradicionais da Oi: atualmente a companhia tem 176 em todo o Brasil, com a intenção de estender essa capacidade para todas as cerca de 600 lojas.

Segurança em nuvem

A solução Cloud Security apresentada nesta quinta-feira, 12, na etapa paulistana do roadshow da companhia, é fruto de parceria com a fornecedora Cisco, que incorporou a plataforma Cloud Lock ao adquirir uma startup israelense em meados de 2016. É um serviço que permite ampliar o perímetro de segurança para aplicações em nuvens públicas, mantendo monitoramento mesmo fora da rede interna da empresa. Segundo Luiz Carlos Faray, a ferramenta nasceu de uma necessidade própria da Oi. "A gente sentia falta de ter essa parcela de monitoramento e gestão", declara. O sistema funciona em conjunção pelas APIs de soluções de nuvem conhecidas, como Office 365, da Microsoft, ou Dropbox. Inicialmente, a solução será apenas para grandes empresas, que já estão utilizando serviços do SoC, mas deverá ser expandida também para pequenas e médias no futuro.

Na visão de Cátia Tokoro, o diferencial da solução da Oi para as companhias é que, além de proporcionar a segurança prometida, ela funciona em conjunto com o SoC, o que permite dar maior visibilidade no monitoramento e aproveitando o grande backbone da empresa. "É o serviço prestado, a gente consegue relacionar vários, e está sempre super atualizado, porque tem sempre coisa nova acontecendo", declara. A solução faz parte do investimento de mais de R$ 100 milhões em três anos na área de segurança da operadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!