Publicidade
Início Teletime Estúdios abraçam distribuição digital de home video

Estúdios abraçam distribuição digital de home video

Um painel com diretores de tecnologia de alguns dos maiores estúdios americanos debateu na quarta, 11, durante o CES, em Las Vegas, o impacto da distribuição digital para Hollywood. Segundo o analista Theodore X Garcia, da PWC, 2011 foi o ano da virada do vídeo digital, com as vendas de DVD caindo no mundo e os estúdios abraçando os formatos de distribuição em rede. Em 2012, acredita, este movimento será reforçado. Ele lembra que são enviadas 48 horas de conteúdos para o YouTube por minuto, e que o item mais vendido na última black Friday (dia de descontos nas maiores lojas dos EUA) foi o tablet Kindle Fire. "Basta mencionar que 30% do tráfego da web é gerado nos EUA pelo Netflix", lembrou Garcia.

Notícias relacionadas
A presidente da Warner Brothers Technical Operations, Darcy Antonellis, afirmou no painel que a plataforma móvel é uma extensão natural daquilo que o estúdio já produz. Ela reforçou a aposta dos estúdios na plataforma de distribuição autenticada UltraViolet (criada por um consórcio que envolve estúdios e fabricantes de equipamentos). O presidente da Sony Pictures Technology, Chris Cookson, lembrou que a questão não é a UltraViolet em si, ma aquilo para que ela foi criada. "O consumidor não quer saber de tecnologia. Ele quer o conteúdo", disse. E o VP sênior de tecnologia de distribuição da Disney, Arnaud Robert, lembrou ainda que as principais restrições estão nos direitos, e não na tecnologia. "Há restrições legais entre o que queremos e o que podemos fazer", disse.

Nuvem

Também no campo da produção a tecnologia está causando um grande impacto. Ed leonard, CTO da Dreamworks, contou no painel que  a distribuição em nuvem (cloud computing) está melhorando o fluxo de trabalho do estúdio de animação. "Trabalhamos com criadores distribuídos em vários lugares, e hoje é muito mais fácil trocar informações e materiais, estamos economizando muito tempo com isso", afirmou.

Realidade

Com todas estas possibilidades de novos formatos de distribuição abertas, o painel fez um alerta. "Nós aqui estamos numa bolha, só com pessoas que têm acesso a tudo. Como explicar tudo isso para o consumidor, que muitas vezes não tem nem banda larga em sua casa?", perguntou Guy Finley, da Media & Entertainment Services Alliance.

Arnaud, da Disney, lembrou que existem dois aspectos a serem levados em conta na promoção destes serviços. "Temos que construir a confiança do consumidor na tecnologia. Ele ainda está acostumado com o computador que quebra e a conexão que cai. E temos também que calibrar as expectativas em relação a estes serviços. Dizemos que ele vai assistir a tudo, a qualquer momento, em qualquer dispositivo, e isto não acontece exatamente assim, o que pode gerar frustração", disse.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile