Portugal Telecom volta a rejeitar OPA da Sonaecom

O Conselho de Administração (CA) da Portugal Telecom (PT) votou por unanimidade a rejeição da oferta lançada pela Sonaecom sobre a empresa. Estiveram representados ou presentes da reunião, 21 membros do Conselho de Administração da PT, incluindo os representantes da Telefónica e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), informa o Jornal de Negócios. A Sonaecom anunciou em 6 de Fevereiro de 2006, o lançamento de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre o capital da PT, oferecendo 9,5 euros por ação, o que avalia a tele em cerca de 10,7 bilhões de euros. Diversos analistas apostaram que a Sonaecom elevaria a oferta. No registro desta sexta-feira, 12, no entanto, a Sonaecom manteve os 9,5 euros de contrapartida oferecida. Anunciou, também, outra oferta sobre a PTM, com uma contrapartida de 9,03 euros por ação. A administração da PT considerou a OPA ?inadequada?, pois ?subavalia? a empresa e não atribui qualquer prêmio aos ativos internacionais da empresa, como a Vivo.
Participam do capital da Portugal Telecom a Telefónica com 9,96%; o Banco Espírito Santo (BES) com 8,08%; 7,67% são do Brandes Investments Partners; 5,25% do Grupo Caixa Geral de Depósitos; 3,41% da Telmex; 2,34% da Paulson & Co; 2,09% do grupo Fidelity; 2,07% da Fundação Joe Berardo; 2,07% do grupo Barclays; 2,02% da UBS; 2,00% da Ongoing Strategy Investments e 1,88% do Instituto Financeiro do Estado Português.

Destino da Vivo ainda é incerto

Notícias relacionadas

Com esse desfecho o destino da Vivo, que tem em seu capital 50% da PT e 50% da Telefónica, permanece incerto. Com a rejeição da oferta ela continua com participação da PT, já que a Sonaecom já havia sinalizado a venda de operadora móvel. Para os acionistas minoritários da Vivo, segundo um analista, é mais vantajoso continuar sob o guarda-chuva da Portugal Telecom do que passar integralmente para a Telefônica como única controladora, pois haveria desvalorização na troca da ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!