Receitas globais de Open RAN despencam em 2024

erb, 5g, ran, open ran, antena
Foto: Dell'Oro

O mercado global de rede de acesso de rádio aberta (Open RAN) registrou uma queda de 30% nos nove primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com relatório da Dell'Oro Group, consultoria especializada no mercado de telecom.

O relatório, elaborado pelo analista Stefan Pongratz, ressalta que o setor de Open RAN registrou um crescimento "notável" entre 2019 e 2022, na casa de 40 vezes. O movimento, contudo, foi seguido de uma queda em torno de US$ 500 milhões no ano passado, puxado pela desaceleração das atividades nos Estados Unidos. 

Em 2024, segundo o documento, as condições de mercado do setor continuam desafiadoras. O cenário que é influenciado, principalmente, pela situação do 5G em mercado desenvolvidos e pela dinâmica de prontidão comercial das tecnologias de próxima geração O-RAN ULPI (Interfaces de Desempenho de Latência Ultra Baixa).

Notícias relacionadas

"Em outras palavras, a trajetória de longo prazo é positiva, mas a visão de curto prazo permanece incerta. Com os grandes projetos de implantação de redes greenfield já praticamente concluídos, o sentimento geral do mercado continuará incerto até que as atividades de 5G nos Estados Unidos/Japão melhorem ou os projetos de modernização utilizando as interfaces mais recentes O-RAN ULPI se consolidem", afirma.

Para a Dell'Oro, as condições de curto prazo foram revisadas para baixo, ao passo que a perspectiva de longo prazo permanece inalterada. "O Open RAN agora está projetado para representar uma parcela média de um dígito do mercado de RAN em 2024 e de 8% a 10 % em 2025. 

Na parcial de 2024 até o final do terceiro trimestre, os principais fornecedores de Open RAN, com base nas receitas globais, foram Samsung, NEC e Fujitsu. Já no caso de vRAN (Rede de Acesso via Rádio Virtualizada), os maiores fornecedores do período foram Samsung, Fujitsu e Ericsson. O RAN virtualizado teve queda de 15 % ano na mesma janela medida pela consultoria. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!