A Oi aprovou em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta quarta-feira, 11, uma nova formação para seu conselho de administração, após reestruturação judicial que colocou credores da tele como os principais acionistas da companhia.
Entre os sete nomes eleitos, três estão chegando ao colegiado, que também foi reduzido (de até nove membros para sete). Os novos conselheiros da Oi são Marcelo Milliet, Paul Murray e Scott David Vogel. Veja a biografia de cada um deles no final deste texto.
Milliet, segundo apurou este noticiário, deverá ser o novo presidente da companhia. Já para a diretoria financeira, segundo informações do Valor Econômico, deve assumir Rodrigo Caldas Aguiar, que presidia a 2W Energia. Tanto Milliet quanto Rodrigo Aguiar são ligados à consultoria Integra, especializada em gestão de transição em empresas. Os nomes devem ser oficializados após a primeira reunião do conselho, nesta quinta, 12. A Oi também publicou novo Estatuto Social.
Chapa única
Os três novos nomes no conselho faziam parte de uma chapa única indicada pelos credores acionistas (através de representantes da SC Lowy) e que também incluía três conselheiros que já ocupavam cadeiras no conselho da Oi desde junho: Renato Carvalho Franco, Paul Aronzon e Francisco Lamas.
Em paralelo, também foi reconduzido o conselheiro Raphael Manhães, indicado pelos acionistas minoritários Victor Adler e VIC DTVM S.A. Ele foi eleito em votação em separado por detentores de ações preferenciais da Oi.
A nova formação do conselho da Oi terá um mandato unificado até a realização da Assembleia Geral Ordinária que deliberar sobre as demonstrações financeiras de 2025 – ou seja, até a AGO a ser realizada em 2026. O conselho indicado pelos credores tornados acionistas foi um dos pontos acertados no plano de recuperação judicial da tele, aprovado em abril.
Saídas e mudanças
Como consequência da nova formação, também ficam confirmadas saídas no conselho da Oi: deixam o colegiado Eleazar de Carvalho (que era presidente do órgão), Marcos Grodetzky (vice-presidente), Rodrigo Abreu (que foi CEO da operadora por mais de quatro anos) e Henrique Luz.
A empresa ainda aprovou uma reforma do seu estatuto social, para refletir o aumento de capital que viabilizou a entrada de credores no quadro acionário. A operação foi aprovada em agosto deste ano e homologada em outubro.
Em novembro, a Oi informou que os credores que receberam ações no aumento de capital passaram a deter 79,3% do capital social da tele. Os três maiores acionistas (as gestoras Pimco, SC Lowy e Ashmore) tinham juntos 58,3% do capital no momento da divulgação do balanço da empresa no terceiro trimestre.
Os novos conselheiros
Marcelo Milliet
É sócio e diretor da Íntegra Associados, da M. Milliet Consultoria e da Intermixture Business Consulting. Marcelo também atua como Diretor do Centro de Distribuição de Produtos de Cobre (CDPC), da Paraibuna Agropecuária, da Caraíba Mineração e da produtora de cobre Paranapanema. É bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP, com curso de extensão para executivos em M&A pela mesma instituição.
Anteriormente, atuou em recuperações judiciais como a da Paranapanema (onde foi presidente e liderou o processo de reestruturação), Renova Energia e Companhia Albertina Industrial e Mercantil. Também foi presidente do Conselho de Administração da Brasil PCH (energia), CEO e membro do comitê executivo da HBO América Latina, CEO da Traffic Marketing Esportivo, diretor da A2Z Assessoria em Recursos Humanos e diretor e vice-presidente executivo do Grupo Matarazzo.
Paul Murray
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Illinois, Paul Murray Keglevic possui experiência como membro independente no conselho de empresas nos setores de tecnologia, imóveis, saúde, energia e telecomunicações. Atualmente, é conselheiro nas empresas IQHQ, Khoros e Evergy. Já integrou os conselhos de companhias como WeWork, Intelsat, Frontier Communications, Tupperware, Altera Energy Transportation, Nordic Aviation Corporation e Cobalt Energy. Além disso, atuou como presidente da Energy Future Holdings e diretor executivo da Envision Healthcare.
Scott Vogel
É presidente da Vogel Partners, empresa que presta serviços de consultoria estratégica em reestruturações financeiras. Bacharel em Administração de Empresas pela Washington University, também é presidente dos comitês de auditoria e de nomeação/governança da empresa de telecomunicações Anuvu, além de membro em comitês nas empresas Panavision, American Commercial Barge Lines e Belk, bem como posições em empresas de tecnologia, varejo e metalurgia.
(Colaborou Samuel Possebon)