Comissão do Senado aprova projeto que autoriza cooperativas em telecom

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na última terça-feira, 10, o projeto de lei (PL) 1.303/2022) que autoriza cooperativas a oferecerem serviços de telecomunicações, como banda larga e telefonia móvel.

O texto veio da Câmara dos Deputados e recebeu relatório favorável do senador Eduardo Gomes (PL-TO) ainda em 2023, sem alterações. Com a aprovação na CAE, ele segue agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado. 

A matéria altera a Lei Geral de Telecomunicações, de 1997, e a norma que regulou a privatização do serviço móvel de celular (Lei 9.295, de 1996). Com a mudança, as cooperativas entram no rol das possíveis prestadoras dos serviços.

Notícias relacionadas

Para Gomes, as cooperativas podem contribuir para ampliar o acesso à Internet banda larga e melhorar a competitividade no setor. O senador salientou que o Brasil tem 5 mil cooperativas que atuam em diversas áreas, mas a legislação em vigor não prevê a participação em serviços de telecomunicação.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11,6 milhões de domicílios no País que poderiam pagar pelo acesso à banda larga fixa ou móvel (3G ou 4G) ficam em localidades onde o serviço não é disponível – e que poderiam ser atendidas no novo modelo, entendem os senadores.

"Em um cenário em que há a necessidade de se melhorar a qualidade dos serviços prestados em pequenos municípios e regiões remotas, não se justifica proibir a atuação das cooperativas, que já demonstraram que podem desempenhar um papel fundamental na expansão e na melhoria da oferta dos serviços de telecomunicações nessas localidades", afirmou Gomes.

Vale lembrar que, em paralelo, a Anatel tem se movimentado para elaborar novas regras para redes comunitárias. 

(Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!