A operadora de telecomunicações Brisanet comunicou ao mercado nesta quarta-feira, 11, a obtenção de linha de crédito de até R$ 214 milhões em recursos do Fust para implementação de redes móveis em cinco capitais do Nordeste: São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e Natal.
Com os recursos, a companhia se compromete com a construção de mais de 300 torres com tecnologia 4G/5G em 416 localidades de comunidades nos cinco municípios. A Brisanet já realizou um projeto de densificação em comunidades de Fortaleza, também com recursos do Fust (o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).
A nova captação foi aprovada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que opera o fundo, e terá taxas de juros reduzidas (TR + 1,20% ao ano).
"Os recursos levantados serão destinados à ampliação, aplicação e aperfeiçoamento das redes e serviços de telecomunicações, bem como à pesquisa e implementação de novas tecnologias de conexão – 5G/FWA. Essas iniciativas têm como objetivo principal a redução das disparidades regionais e o estímulo ao progresso econômico e social", afirmou a Brisanet, em fato relevante sobre o financiamento de longo prazo.
No caso, FWA é a oferta de banda larga fixa a partir das redes móveis, modelo potencializado com o 5G e que também pode ser financiado pelo Fust.
Os desembolsos da linha de crédito estão sujeitos ao cumprimento de determinadas condições. As características do financiamento serão as seguintes:
- Prazo de Utilização: 36 meses;
- Prazo de Carência: 36 meses;
- Prazo de Amortização: 144 meses, com prestações trimestrais, contadas após a carência;
- Garantia: Carta Fiança;
- Juros Remuneratórios: Taxa Referencial (TR) + 1,20% a.a.
"A Brisanet tem investido no Nordeste por enxergar o potencial e as oportunidades que essa região oferece ao País", afirmou o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, no comunicado ao mercado.
"Com o apoio dos recursos do Fust, ganhamos força para impulsionar o nosso propósito de conectar pessoas e transformar o futuro. Por meio da tecnologia 5G, vamos levar inovação e conectividade onde ela é mais necessária, nas periferias e comunidades carentes".