A Ascenty, empresa do segmento de data centers na América Latina, e a WideLabs, startup brasileira especializada em inteligência artificial, anunciaram uma parceria para oferecer soluções de IA brasileira no mercado global.
O objetivo é oferecer soluções de IA, incluindo o LLM (large language model) Amazônia IA, para clientes da Ascenty em todo o mundo. Essa oferta será realizada através do marketplace da Ascenty.
O Amazônia IA foi desenvolvido no Brasil e oferece uma solução de inteligência artificial com foco em privacidade, segurança e sustentabilidade. Além disso, ele opera com energia 100% limpa e renovável, alinhado com as práticas sustentáveis da Ascenty.
De acordo com as informações divulgadas pelas empresas, os clientes terão total visibilidade sobre o uso dos dados e poderão monitorar e auditar os processos de forma transparente. O Amazônia IA foi desenvolvido com foco em ética e responsabilidade social, minimizando vieses e discriminação.
"A colaboração com a Ascenty nos permite uma escalabilidade sem precedentes", declarou o CEO da WideLabs, Nelson Leoni. Na visão do executivo, com a plataforma eles terão acesso a 500 data centers e milhares de empresas ao redor do mundo, "garantindo não apenas alcance global, mas também a confiabilidade e robustez que as empresas demandam".
Hoje, entre as áreas de IA em que a WideLabs atua estão IA Conversacional; LLMs e processamento de linguagem natural; treinamento e inferência em deep learning; edge computing e IoT; e predição em saúde.
"Ao integrar o Amazônia IA à nossa plataforma, estamos oferecendo às empresas uma solução de IA de ponta, desenvolvida no Brasil e com um forte compromisso com a sustentabilidade", completou Vinicius Minetto, diretor executivo de vendas da Ascenty.
Empresa da Digital Realty e da Brookfield, a provedora de serviços de data centers e conectividade tem atualmente 34 data centers em operação e/ou construção no Brasil, Chile, México e Colômbia.