Senado aprova comissão para acompanhar 5G no Brasil; membros ainda não foram indicados

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira, 10, o Requerimento 2.883/2020, do senador Major Olímpio (PSL-SP) e que cria uma comissão temporária para acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Ao total, grupo terá 19 membros, entre senadores, autoridades e especialistas. A nomeação dos membros da comissão ainda não aconteceu.

Os nomes dos senadores e entidades que integrarão a comissão ainda não foram divulgados, mas segundo apuração feita pelo TELETIME, é possível que os presidentes da Comissão de Infraestrutura e Comissão de Ciência e Tecnologia da casa estejam em alguma das seis vagas destinadas aos senadores.

O próprio senador Major Olímpio é um dos prováveis membros da comissão, já que apresentou o requerimento, apesar de ter dito que poderia ficar de fora do colegiado. Outro que também pode ocupar uma das vagas é o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que teve seu nome pronunciado por Olímpio quando apresentou o requerimento para votação.

Após a aprovação, Olímpio agradeceu aos senadores e a Vivien Suruagy, presidente da Feninfra. Suruagy tem dito publicamente que qualquer restrição a fornecedores de equipamentos pode significar preços mais altos para os consumidores. A entidade já se pronunciou contra o bloqueio da Huawei no fornecimento de equipamentos para a implantação do 5G no Brasil.

Notícias relacionadas

A palavra final dos membros que integrarão a comissão temporária será do presidente da casa, Davi Alcolumbre. Existe também uma possibilidade de Alcolumbre não nomear os integrantes da comissão, deixando a tarefa para a próxima presidência. Major Olímpio, inclusive, figura dentre os nomes que podem disputar o cargo.

Tarefas da Comissão

Pelo requerimento aprovado, a comissão terá a tarefa de:

  • * Estudar o tema da implantação do 5G no Brasil;
  • * Examinar o tratamento jurídico diferenciado dispensado à questão;
  • * Promover audiências públicas com especialistas, autoridades e técnicos do Governo e demais representantes da sociedade civil sempre que necessário;
  • * Formular consultas e solicitar documentos às Comissões e Órgãos da Casa, como forma de subsidiar os trabalhos;
  • * Elaborar relatórios e proposições legislativas adequadas ao tema. As recomendações e estudos serão, ao final dos * Trabalhos, encaminhados aos Ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Anatel.

A ideia é que o colegiado funcione por pelo menos um ano. Os nomes dos integrantes ainda não foram escolhidos. As reuniões serão em Brasília, nas dependências do Senado Federal. Em razão da pandemia, a Comissão deverá priorizar meios e instrumentos tecnológicos à disposição do Senado Federal e de seus órgãos aptos a viabilizar seu funcionamento preferencialmente de maneira remota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!