Publicidade
Início 5x5TecSummit Globoplay investe em catálogo, empacotamento e periodicidade de pagamento

Globoplay investe em catálogo, empacotamento e periodicidade de pagamento

Teresa Penna, diretora de soluções para produtos e serviços digitais da Globo

Em 2020, o mercado acompanhou o Globoplay evoluir – como diz a própria campanha de marketing veiculada pelo grupo. O grande objetivo tem sido tornar a marca uma “all-in-one” e fixar a cultura user centric na Globo, isto é, tornando a plataforma um hub de entretenimento ao mesmo tempo em que cresce e rentabiliza sua base de assinantes e trabalha colocando sempre o consumidor no centro do negócio.

“Se tornar um all-in-one significa ser um hub de entretenimento para todos os gostos e bolsos”, explicou Teresa Penna, diretora de soluções para produtos e serviços digitais da Globo em apresentação durante o 5×5 TECSummit nesta sexta-feira, 11 de dezembro. O primeiro grande movimento nesse sentido foi o recebimento dos canais por assinatura do grupo dentro do ambiente da plataforma – agora, o assinante pode escolher ter no pacote só a TV Globo ao vivo ou então todos os seus canais da Pay TV também, como Multishow, GNT e Viva, entre outros (isso somente em relação à TV, sem contar conteúdos como filmes, novelas e seriados). O segundo foi a oferta do combo Globoplay + Disney+, anunciada assim que o serviço de streaming da Disney chegou ao Brasil. Com ela, é possível assinar os dois serviços de uma só vez, com valor reduzido. “Somos o único player que está ‘combando’ com a Disney. Foi nosso primeiro movimento de parceria externa, em uma oferta superagressiva. Foi um superlançamento e o número de vendas é maravilhoso”, afirma Penna.

Antes dessa grande mudança em 2020, o outro movimento de destaque na história do Globoplay se deu entre 2017 e 2019, quando o catálogo deixou de ser apenas catch-up da TV Globo e passou a incluir filmes e séries produzidos por outros estúdios; a plataforma investiu em um novo CRM; apostou na venda direta de serviços Globo, com Premiere, Telecine e Combate comercializados nessa estrutura direta e houve um foco no aumento da capilaridade de vendas via terceiros, como Google, Apple e Vivo.

Notícias relacionadas

Penna diz que o Globoplay, hoje, se combina com três grandes variáveis que se tornam um grande leque pro usuário: catálogo extenso e versátil; diversas formas de empacotamento, com a opção dos canais da Pay TV ao vivo, por exemplo; e diferentes periodicidades de pagamento, como mensal, anual e bianual. Dentro disso, a executiva pontua que a melhor forma de ofertar os produtos de acordo com o perfil de cada usuário é por meio de tecnologia, no caso a Next Best Offer (NBO), que é uma API de recomendação de venda por predição do perfil de conta. “A gente entendendo os dados do cliente, como histórico de compra, consumo, poder aquisitivo e tipo de tela, através de algoritmo, consegue transpor isso para propensão de compra. NBO é justamente a melhor oferta para aquele usuário”, define. É como oferecer a assinatura do canal Premiere para um consumidor que sempre assiste a vídeos de esporte no Globoplay e visita muito o GE (Globo Esporte), por exemplo.

Consumidor no centro do negócio

“O Globoplay se apropria dessa cultura. Trazer o consumidor para o centro do negócio é nosso principal desafio”, declara Penna. A ideia é fazer com que ele tenha voz nos investimentos e, para isso, o grupo trabalha com três pilares estratégicos: autoatendimento (com o desafio de migrar do atendimento de voz pro autoatendimento, que é mais prático pro consumidor e mais econômico para o negócio), qualidade (experiência fluida de compra e de consumo) e o que eles chamam de C.E.A.R. (cordialidade, empatia, agilidade e resolutividade). “Hoje estamos onde o consumidor está: no Reclame Aqui, na Ajuda Online, nas Lojas de Apps, nas Redes Sociais… Isso é um atendimento Omnichannel”, enfatiza.

No cenário da pandemia, o Globoplay criou um novo bot mais inteligente, com motor cognitivo integrado aos sistemas, juntando negócios e tecnologia – que são times que já trabalham em parceria – justamente em prol desse atendimento do consumidor. “O antigo era muito texto, passo a passo, com pouca inteligência e integração. Agora, ele tem 100% de integração com nossos sistemas e inteligência artificial – reconhece o assinante, o status da assinatura e traz uma resposta mais objetiva”, compara.

Como exemplo, Penna trouxe cases de consumidores reais que comprovam melhorias. Um dos pontos foi a gestão da assinatura no dispositivo. A empresa facilitou esse processo, desenvolvendo dentro da área do assinante, no aplicativo, a opção “Minha Conta”. A solução reduziu em 10% o número de contatos para esse tipo de solicitação. Outra questão foi a possibilidade da quitação de mensalidades por boleto, para que o cliente que teve algum tipo de problema com o cartão de crédito não fique sem sua assinatura e volte para a base de clientes do Globoplay. A medida trouxe impacto direto no negócio – hoje, recupera-se em torno de 75% da perda de base graças à quitação por boleto.

“Quando você tem uma cadeia de pagamentos eficiente, bons conteúdos, ações de engajamento e produto amigável você tem um churn controlado. No final das contas, são pessoas cuidadando de pessoas. Consumidores felizes fazem dos atendentes felizes e isso é bom para o negócio”, conclui Penna.

5×5 TecSummit

O evento 5×5 TecSummit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TELETIME e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira. Na sexta-feira, 11, o evento se encerrou com uma discussão sobre o impacto da tecnologia na indústria de entretenimento. As apresentações estão disponíveis aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile