Conselho da TIM aprova criação de FiberCo para redes neutras

Em reunião realizada na última quinta-feira, 10, o Conselho de Administração da TIM aprovou a constituição de uma sociedade que resultará na FiberCo, ou o novo veículo de redes neutras de fibra ótica planejado pela empresa.

Segundo a TIM, a decisão ocorreu após "a análise dos estudos realizados e das propostas não-vinculantes recebidas" de investidores interessados. A criação da nova sociedade é uma preparação para a futura segregação de ativos de infraestrutura de fibra ótica residencial.

"Tal processo é uma das etapas intermediárias da transformação da TIM na prestação dos serviços de banda larga", afirmou a companhia, em comunicado; a intenção foi formalizada pela empresa em março. Um dos próximos passos é a celebração de acordo com parceiro estratégico que se tornará o sócio da FiberCo, detendo inclusive o controle da operação.

Notícias relacionadas

A TIM lembra que a nova empresa atuará no mercado de atacado, podendo prover serviços de conectividade em fibra (de última milha ao transporte) para as demais operadoras em um modelo neutro. A nova empresa contará com a TIM como "cliente âncora".

JSCP

Também na quinta-feira, a TIM anunciou a distribuição de R$ 583 milhões a título de Juros Sobre Capital Próprio (JSCP). O pagamento ocorrerá no dia 22 de janeiro de 2021, sendo 18 de dezembro a data limite para identificar os acionistas com direito a receber os valores. O valor bruto pago por ação será de R$ 0,240868584.

Licenciamento

Por último, a TIM também celebrou um aditivo do contrato de licenciamento de uso de marca com sua controladora indireta, a Telecom Italia. A empresa europeia detém os direitos de propriedade intelectual da marca "TIM" no Brasil.

O contrato inicial de licenciamento entre as partes se encerrava em 31 de dezembro de 2020; já o aditivo assinado se estende até o final de 2023. Pelo acordo, a Telecom Italia tem direito a royalties de 0,5% da receita líquida total de cada licenciado envolvido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.