Conselho da TIM aprova criação de FiberCo para redes neutras

Em reunião realizada na última quinta-feira, 10, o Conselho de Administração da TIM aprovou a constituição de uma sociedade que resultará na FiberCo, ou o novo veículo de redes neutras de fibra ótica planejado pela empresa.

Segundo a TIM, a decisão ocorreu após "a análise dos estudos realizados e das propostas não-vinculantes recebidas" de investidores interessados. A criação da nova sociedade é uma preparação para a futura segregação de ativos de infraestrutura de fibra ótica residencial.

"Tal processo é uma das etapas intermediárias da transformação da TIM na prestação dos serviços de banda larga", afirmou a companhia, em comunicado; a intenção foi formalizada pela empresa em março. Um dos próximos passos é a celebração de acordo com parceiro estratégico que se tornará o sócio da FiberCo, detendo inclusive o controle da operação.

Notícias relacionadas

A TIM lembra que a nova empresa atuará no mercado de atacado, podendo prover serviços de conectividade em fibra (de última milha ao transporte) para as demais operadoras em um modelo neutro. A nova empresa contará com a TIM como "cliente âncora".

JSCP

Também na quinta-feira, a TIM anunciou a distribuição de R$ 583 milhões a título de Juros Sobre Capital Próprio (JSCP). O pagamento ocorrerá no dia 22 de janeiro de 2021, sendo 18 de dezembro a data limite para identificar os acionistas com direito a receber os valores. O valor bruto pago por ação será de R$ 0,240868584.

Licenciamento

Por último, a TIM também celebrou um aditivo do contrato de licenciamento de uso de marca com sua controladora indireta, a Telecom Italia. A empresa europeia detém os direitos de propriedade intelectual da marca "TIM" no Brasil.

O contrato inicial de licenciamento entre as partes se encerrava em 31 de dezembro de 2020; já o aditivo assinado se estende até o final de 2023. Pelo acordo, a Telecom Italia tem direito a royalties de 0,5% da receita líquida total de cada licenciado envolvido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!