Publicidade
Início Newsletter Teles e fornecedores se posicionam a favor da convivência da banda C...

Teles e fornecedores se posicionam a favor da convivência da banda C com o 5G em 3,5 GHz

Foto: Pixabay

Após a nota técnica em nome das operadoras e um documento em separado apresentado pela Ericsson à Anatel, agora outras empresas de telecomunicações reforçaram o apoio ao cenário de mitigação da banda C para a convivência com a faixa de 3,5 GHz. Um posicionamento enviado pela Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil nesta quarta-feira, 11, endossa a estratégia para liberar a faixa para o leilão de 5G. Assinam o posicionamento as prestadoras Algar, Claro, Oi, TIM, Sercomtel e Vivo. Do lado dos fornecedores, assinam Cisco, Ericsson, Huawei, Nokia e Qualcomm.

O argumento é de que a convivência do 3,5 GHz com o serviço satelital na banda C se trata de uma medida mais eficaz tecnicamente (por ser gradual e agindo em determinados locais mais sujeitos à interferência) e mais econômica (custando R$ 456 milhões) do que a migração de todo o ecossistema atual de TVROs para a banda Ku (que custaria R$ 7,7 bilhões).

Além disso, pedem a liberação de 100 MHz adicionais na faixa, utilizando modelo de filtros (LNBF) de nova geração para puxar a banda de guarda de 3,6-3,7 GHz para 3,7-3,8 GHz, realocando a recepção da TVRO na banda C para acima dessa faixa. A ideia é aumentar a capacidade disponível no 3,5 GHz no leilão de 300 MHz para 400 MHz, argumentando que o uso do LNBF com o corte em 3,8 GHz “é totalmente factível de ser realizado”. As entidades pedem uma avaliação técnica e econômica dessa iniciativa antes mesmo da submissão do edital à consulta pública para que essa capacidade adicional seja incluída no leilão.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile