Parceiro da Nec, Cybereason acredita que 5G e IoT trarão desafios à segurança

O vice-presidente de segurança da Nec no Brasil, Rogério Reis; e o co-fundador e CEO da Cybereason, Lior Div.

A fornecedora japonesa Nec anunciou nesta quarta-feira, 11, em São Paulo, parceria com a empresa israelense de defesa cibernética Cybereason para oferecer soluções e serviços avançados de segurança cibernética e automação desses processos no Brasil. Com esse acordo, que agrega as novas soluções de segurança ao portfólio da fornecedora, a Nec espera uma receita de US$ 5 a US$ 10 milhões para o próximo ano no País, com foco especialmente em grandes empresas. 

Para o co-fundador e CEO da Cybereason, Lior Div, um dos pontos chave para a estratégia de segurança será a chegada do 5G. Div entende que o problema não é a tecnologia em si, mas a escala da Internet das Coisas. "Por definição, vai permitir se conectar mais coisas. Se tem mais coisas conectadas, mais serão vulneráveis", declara. "O protocolo GSM do 5G é mais seguro, é muito bom, criptografado e robusto. Mas não é esse o problema. O problema é ter mais coisas conectadas", reforça. 

Embora isso possa soar preocupante, Div avalia que a quinta geração é o futuro, e que novas tecnologias ainda deverão chegar para deixar o mundo cada vez mais conectados. "Eu criei a Cybereason porque o mundo está mais conectado, mas o governo não consegue proteger", declara, relatando burocracia e regras que impedem o Estado de ter agilidade. "Como empresa privada, quando alguém me contrata, eu posso pedir todos os dados e proteger", afirma.

Notícias relacionadas

O momento para a parceria da companhia israelense com a subsidiária brasileira da Nec faz sentido por ser um período em que a curva de maturidade do mercado brasileiro vai começar a subir com a chegada da Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD). Ele explica que nos EUA, a mentalidade já é de ser necessário ir além da adequação (compliance), mas que aqui as empresas ainda não se adequaram justamente pela falta da legislação. "Vão começar a fazer isso com a LGPD, e eu acredito que vai impulsionar isso", disse ele em conversa com jornalistas. 

Lior Div acredita que a LGPD vai permitir um foco maior na segurança, e que permitirá às organizações passarem de modelo reativo, com soluções padrão como firewall e antivírus, para a abordagem proativa, no que ele chama de "caçada" aos hackers. A Cybereason atua com esse modelo e com espécies de whitehats – ou seja, "hackers do bem". O executivo também entende que o Brasil terá mão de obra especializada para isso "de forma muito rápida".

"A solução é voltada para a segurança de endpoints, como servidores na cloud, computadores e celulares", explica o vice-presidente de segurança da Nec no Brasil, Rogério Reis. Esse "ponto final" também pode ser um objeto conectado, como de Internet das Coisas. "O malware é usado em praticamente 100% dos ataques. A solução da Cybereason é justamente para não deixar que o malware seja executado na máquina". O software faz isso com um truque permitido com automatização: ele finge que está permitindo a um ramsonware, por exemplo, criptografar os dados de um servidor para que o hacker pessoa um "resgate" desses arquivos. Fingindo que o ataque deu certo, a plataforma consegue então monitorar e encontrar os autores. Tudo sem prejuízo às empresas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!