Anatel poderá trocar TACs por sanções administrativas

Sem sucesso nos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) das maiores concessionárias, a Oi e a Telefônica, a Anatel ainda defende o instrumento, mas lembra que um caminho pouco explorado até aqui é a conversão das multas em obrigações a partir das decisões nos processos administrativos. "Mas isso é diferente do TAC, que é negociado. Uma sanção com obrigação de fazer é sanção", lembra o presidente da agência, Leonardo Euler de Morais.

Ao discorrer sobre o que o mercado de telecomunicações deve esperar em 2019, o presidente da Anatel arrolou a aplicação mais intensa do Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas, ou RASA, como caminho para também relacionar multas e investimentos. "Não só através do TAC, mas mesmo através do RASA, que importa da Lei do Processo Administrativo as sanções de obrigação de fazer. A Anatel utilizou muito pouco a figura da obrigação de fazer. Precisamos avançar nesse sentido fazendo vinculação com o PERT", afirmou Morais nesta terça, 11, durante o Encontro Telesíntese. "Alterações pontuais no RASA podem incentivar um tramite mais rápido no acompanhamento e controle".

Esse tema deve aparecer já na agenda regulatória, "com a principal premissa de uma regulação mais responsiva, com maiores incentivos a correção das condutas". "Também estamos pensando em um termo de conformidade, de compliance", emendou. Segundo Morais, a Anatel vai contratar a Universidade de Brasília como insumo no trabalho em busca dessa regulação responsiva.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!