Publicidade
Início Teletime Lojas de aplicativos móveis acumularam 81 bilhões de downloads até setembro passado

Lojas de aplicativos móveis acumularam 81 bilhões de downloads até setembro passado

Juntas, as lojas de aplicativos para smartphones e tablets acumularam 81 bilhões de downloads desde o seu surgimento, anos atrás, até o final de setembro passado, segundo estudo de mercado da ABI Research divulgado nesta terça-feira, 11. Desse total, 89% veio das lojas incorporadas nos próprios sistemas operacionais, como a App Store para iOS e a Google Play para Android.

Notícias relacionadas
Segundo análise da firma, o modo de operação dessas lojas é de proporcionar uma experiência que seja parte do sistema, e isso não deverá mudar tão cedo. A ABI lembra que, há um ano, operadoras ainda conseguiam um modelo de negócios viável para venda de aplicativos Android, mas que essa oportunidade se evaporou quando o Google reformulou sua loja. Hoje, diz a empresa, só faz sentido vender apps em circunstâncias especiais como as observadas na China.

Mesmo lojas de nicho específico não poderiam prosperar alheias a esse ecossistema a menos que virem canais para direcionar o tráfego para as lojas oficiais – ou seja, nada de distribuição. A razão é que um aplicativo de distribuição de programas tem um alto custo, além da necessidade de lidar com questões de hospedagem em servidor, sistemas de billing e editoração para sugerir novos apps.

As únicas exceções nessa realidade, diz a ABI, são os aplicativos corporativos e categorias de consumo que as lojas não querem permitir, como conteúdo adulto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile