Anuência prévia será votada na próxima semana

A escolha, na manhã desta terça-feira, 11, da conselheira Emília Ribeiro como relatora da anuência prévia para a compra da Brasil Telecom pela Oi motivou uma entrevista coletiva do presidente da agência, embaixador Ronaldo Sardenberg. Ele confirmou que a Anatel fará duas reuniões na próxima semana, a última antes do recesso de fim de ano e início das férias de alguns conselheiros. Os encontros serão nos dias 16, terça-feira; e 18, quinta-feira.
Emília Ribeiro, por sua vez, disse que sua expectativa é de apresentar seu parecer logo na primeira reunião. A estratégia garantiria, no caso de um eventual pedido de vista do processo, o retorno à pauta e deliberação ainda na próxima semana. Existe uma sinalização interna de que o conselheiro Plínio Aguiar Júnior teria intenção de pedir vistas do material. Mas com a segunda reunião marcada, se isso ocorrer, Aguiar Júnior teria que devolver o processo no encontro de quinta.
Sem chance de rejeição

Notícias relacionadas
Uma coisa é certa: a anuência será aprovada no mínimo, por maioria. Com a mudança do Plano Geral de Outorgas (PGO) que permite a presença de uma concessionária em mais de uma região, o entendimento geral da Anatel é que não há mais nenhum óbice regulatório para autorizar a união das empresas. Os informes produzidos pelas áreas técnica e jurídica são favoráveis à compra e o foco agora é única e exclusivamente a construção de contrapartidas e condicionantes. "Se a gente tem certeza de que a competição será mantida, porque negar?", ponderou a relatora.
Emília Ribeiro disse ainda que pretende valorizar as exigências que tragam retornos reais para o cidadão. "O que a agência tem que se preocupar nesse momento é com os condicionamentos que beneficiem o usuário", afirmou. "Essa empresa vai ter benefícios econômicos e queremos que esses benefícios sejam divididos com o usuário", complementou a relatora. Nesse sentido, será dada atenção para questões como call centers e expansão do backhaul, que poderá vir a atender outros ramos além da educação, como saúde e segurança pública.
Internet e desenvolvimento
Segundo o presidente Ronaldo Sardenberg, a lista de contrapartidas que está sendo trabalhada nos gabinetes é bem mais ampla do que a proposta voluntária apresentada pela Oi à Anatel no final da semana passada (veja íntegra da carta da Oi propondo algumas contrapartidas na homepage do site TELETIME). Para o embaixador, alguns itens já têm consenso, como a expansão do atendimento em banda larga para as regiões remotas e de fronteira, um pleito antigo do Exército brasileiro.
Ele antecipou que deve ser exigida a oferta do serviço em 66 postos do Exército nessas condições. O desenvolvimento econômico e tecnológico do País também deve ser privilegiado nas contrapartidas, segundo o embaixador.
Sardenberg entende que as contrapartidas conseguirão mostrar para a população a dimensão e importância da criação da BrOi para o País. A idéia central é que os condicionantes seguirão uma linha "pró-competição", nas palavras do presidente da Anatel, que se disse satisfeito com o trabalho produzido pela área técnica da agência. "Estamos focando em uma competição que gere ao menos três grandes concorrentes. Em um mercado onde foi constatada uma tendência de duopólio, é melhor isso do que quatro empresas, sendo duas fortes e duas fracas", avaliou.
Reunião fechada
Em princípio, os debates sobre a anuência prévia deverão ser fechados, ao contrário da deliberação que alterou o PGO. Segundo Sardenberg, a realização de uma sessão pública não foi sequer pensada pelo Conselho Diretor, pois o processo "já é ultra transparente". "Não existe nada que não esteja sendo divulgado", completou.
A relatora, por sua vez, disse não ver problemas que o julgamento seja aberto. "Eu sou favorável a uma sessão aberta, mas todas as nossas decisões são colegiadas, então isso tem que ser decidido pelo conselho", afirmou Emília Ribeiro, que não chegou a sugerir formalmente o debate aberto do processo.
Com relação à divulgação do resultado da votação, o presidente da Anatel passou a decisão para a relatora. "Como presidente, respeito a possibilidade de dar aos relatores o seu momento de glória", disse o embaixador, adicionando ser favorável à realização de um anúncio público da decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!