Entrada da Nextel no leilão de 3G surpreende

A grande surpresa no processo de entrega das propostas para o leilão da rede 3G, marcado para o dia 18 de dezembro, foi a presença da Nextel. Única operadora no mercado de trunking (Serviço Móvel Especializado), a Nextel apresentou lances nesta terça-feira, 11, embora ainda não se saiba quais as áreas de interesse da empresa. Independentemente se a operadora conseguirá arrematar uma fatia das freqüências, sua presença reforça a previsão de que haverá disputa entre as operadoras e torna mais concreta a possibilidade de que a Anatel coloque à venda o bloco H, reservado pela agência, na faixa designada pela UIT, para a terceira geração.
?Algumas empresas já haviam dito que a Nextel iria participar, mas não esperávamos?, afirmou Bruno Ramos, vice-presidente da Comissão de Licitação e gerente de regulamentação da Anatel. Ramos entende que a presença da operadora confirma a viabilidade de venda da Banda H para a entrada de um novo player na telefonia 3G para além das operadoras nacionais já atuantes. Como a Anatel não tem designado mais faixas para o Serviço Móvel Especializado (SME), do qual a Nextel é autorizatária, a operadora só pode expandir sua operação comprando radiofreqüências em 3G.
Por ora, a agência se contenta com o comparecimento além das expectativas das operadoras celulares, indicando que haverá disputa efetiva por alguns blocos da licitação. ?Sempre que tem mais proponentes do que banda, há disputa?, diagnosticou Ramos. O leilão terá nove concorrentes ? oito grupos na prática, já que a TIM entrou com suas duas subsidiárias TIM Celular e TIM Nordeste ? , incluindo as menores CTBC Celular e Telemig Celular (já que a incorporação pela Vivo ainda não foi efetivada). Entre as operadoras em funcionamento, apenas a Sercomtel Celular não comparecerá no leilão.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!