Entrada da Nextel no leilão de 3G surpreende

A grande surpresa no processo de entrega das propostas para o leilão da rede 3G, marcado para o dia 18 de dezembro, foi a presença da Nextel. Única operadora no mercado de trunking (Serviço Móvel Especializado), a Nextel apresentou lances nesta terça-feira, 11, embora ainda não se saiba quais as áreas de interesse da empresa. Independentemente se a operadora conseguirá arrematar uma fatia das freqüências, sua presença reforça a previsão de que haverá disputa entre as operadoras e torna mais concreta a possibilidade de que a Anatel coloque à venda o bloco H, reservado pela agência, na faixa designada pela UIT, para a terceira geração.
?Algumas empresas já haviam dito que a Nextel iria participar, mas não esperávamos?, afirmou Bruno Ramos, vice-presidente da Comissão de Licitação e gerente de regulamentação da Anatel. Ramos entende que a presença da operadora confirma a viabilidade de venda da Banda H para a entrada de um novo player na telefonia 3G para além das operadoras nacionais já atuantes. Como a Anatel não tem designado mais faixas para o Serviço Móvel Especializado (SME), do qual a Nextel é autorizatária, a operadora só pode expandir sua operação comprando radiofreqüências em 3G.
Por ora, a agência se contenta com o comparecimento além das expectativas das operadoras celulares, indicando que haverá disputa efetiva por alguns blocos da licitação. ?Sempre que tem mais proponentes do que banda, há disputa?, diagnosticou Ramos. O leilão terá nove concorrentes ? oito grupos na prática, já que a TIM entrou com suas duas subsidiárias TIM Celular e TIM Nordeste ? , incluindo as menores CTBC Celular e Telemig Celular (já que a incorporação pela Vivo ainda não foi efetivada). Entre as operadoras em funcionamento, apenas a Sercomtel Celular não comparecerá no leilão.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.