Facebook Meta e GlobeNet inauguram cabo Malbec

Cabo submarino Malbec sendo lançado. Foto: Facebook/Meta

O Facebook (agora com o grupo batizado de Meta), em parceria com a provedora GlobeNet, lançou nesta quinta-feira, 11, o cabo submarino Malbec, que ligará o Brasil à Argentina. São 2,5 mil quilômetros de infraestrutura que agora conecta as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com planos de, no futuro, chegar a Porto Alegre e ir até Buenos Aires, passando pela landing station de Las Toninas, na província argentina. 

A ideia é trazer mais capacidade e confiabilidade para a Argentina, permitindo um aumento na penetração da Internet de 6% no país e de 3% no Brasil, segundo dados da Nera Economic Consulting. Isso porque a estrutura permitirá uma saída do país sul-americano para rotas internacionais, como os Estados Unidos.

O sistema funciona com landing stations independentes e oferta conexão de 400 Gbps entre a Argentina e o restante do continente, com capacidade total disponível inicial de 108 Tbps. No total, o cabo possui 2,6 mil km de extensão, o que confere à companhia um total de 26 mil km. 

Notícias relacionadas

Em junho, a GlobeNet anunciou os primeiros clientes para o Malbec, com contratos na Argentina, Brasil, Colômbia e Estados Unidos. Vale lembrar, a GlobeNet é atualmente controlada pelo BTG Pactual, mas deverá ser incorporada pela V.tal após a aprovação da venda do controle da empresa de infraestrutura de fibra da Oi para fundos geridos pelo próprio BTG.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.