SVAs ultrapassam pela primeira vez a receita com SMS na Vivo

No terceiro trimestre deste ano, a receita com serviços de valor adicionado (SVAs) da Vivo pela primeira vez ultrapassou aquela com SMS P2P (peer-to-peer, ou seja, mensagens entre usuários). O faturamento com serviços de valor adicionado cresceu 43% em um ano, alcançando R$ 429,7 milhões entre julho e setembro, puxado principalmente por produtos como ringback tones (Vivo Som de Chamada), armazenamento em nuvem (Vivo Sync), segurança (Vivo Segurança Online) e educacionais (Kantoo e outros).

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Enquanto isso, a receita com SMS segue caindo: diminuiu 16,2% em um ano, fechando o trimestre em R$ 424,2 milhões. A empresa atribui a queda à maturidade do serviço. É notória a canibalização promovida por serviços over-the-top (OTT) de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Viber, WeChat etc. Entretanto, a Vivo pondera que houve uma desaleceração na queda da receita, quando comparada com o segundo trimestre, o que foi conseguido graças à adoção de ofertas de maior valor agregado juntando SMS, voz e dados.

Internet móvel

A terceira linha de receita dentro do segmento de dados e SVAs da Vivo é a de Internet móvel, que responde por quase 60% do seu total. O faturamento com Intertnet móvel cresceu 33% em um ano, alcançando R$ 1,27 bilhão no terceiro trimestre. Seu desempenho foi puxado pela alta nas vendas de smartphones e nas adições líquidas de clientes pós-pagos, o que, consequentemente, gerou aumento nas vendas de planos de dados. O parque de smartphones da empresa cresceu em 4,4 milhões no terceiro trimestre.

Total

A receita total do segmento de dados e SVAs entre julho e setembro foi de R$ 2,13 bilhões, o que representa um crescimento de 20,6% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Esse segmento foi um dos responsáveis por garantir o crescimento anual de 3,5% na receita líquida com o serviço móvel da Telefônica Vivo no terceiro trimestre deste ano, pois as receitas com voz e com uso de rede caíram, e aquela com terminais subiu apenas 2,7%.

O segmento de dados e SVAs agora responde por 37,7% da receita líquida com serviço móvel da companhia, um aumento de 5,3 pontos percentuais em um ano. Se for considerado apenas a receita com tráfego sainte (ou seja, se excluída a receita por interconexão no recebimento de chamadas), a participação de dados e SVA subiria para 42%.

ATUALIZAÇÃO (às 14h29): De acordo com o diretor geral da Telefônica Vivo, Paulo Cesar Teixeira, a operadora capturou 68% da receita incremental do mercado brasileiro de telefonia móvel nos últimos 12 meses. Isso foi conquistado principalmente graças a serviços de valor adicionado e Internet móvel, ressaltou. O executivo participou de teleconferência com jornalistas para comentar os resultados do balanço nesta terça-feira, 11.

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