Acesso ilimitado gratuito com velocidade reduzida foi um erro, diz Vivo

O diretor geral da Telefonica Vivo, Paulo Cesar Teixeira, disse que foi um erro a estratégia de oferecer acesso ilimitado gratuito à Internet móvel com velocidade reduzida depois de estourada a franquia de dados, modelo que perdurou por vários anos no Brasil e que agora começa a ser modificado. "O cliente acaba tomando recursos da rede por período largo em baixa velocidade, trazendo prejuízo para a sua própria percepção de qualidade, porque nem sempre percebe que atingiu o limite da franquia, e, ao mesmo tempo, consumindo capacidade na rede que poderia ser de outros clientes que pagaram por isso", disse Teixeira, em teleconferência com jornalistas nesta terça-feira, 11.

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Desde a semana passada, a Telefonica Vivo passou a bloquear o acesso para quem atinge o limite de dados previsto no plano, primeiramente nos Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A mudança está prevista no contrato e será levada para o resto do País ao longo do tempo. Teixeira discorda que a medida seja vista com antipatia pelos consumidores. "Estamos fazendo movimento de maneira transparente e bem divulgada. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul estamos com um número mínimo de reclamações. A maioria das chamadas para o call center é de clientes querendo entender melhor a mudança", relatou.

É esperado que as demais operadoras sigam o mesmo caminho e modifiquem sua oferta de banda larga móvel.

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