Portabilidade começa com apenas 0,3% de índice de interesse

Apenas 0,3% dos usuários residentes nas cidades onde a portabilidade numérica já foi implantada solicitaram o recurso desde 1º de setembro. O cálculo foi feito considerando os oitos Códigos de Numeração (CNs) iniciais (14, 17, 27, 37, 43, 62, 67 e 86). Na última segunda-feira, 10, os usuários de mais três códigos nacionais (28,32,68) começaram a portar o número, mas eles não entraram no cálculo.
A portabilidade está disponível para 28,2 milhões usuários, o que significa apenas 11,49% do universo de usuários de telefonia fixa e móvel do Brasil. A pouca representatividade dessas regiões é tida como um dos principais motivos para o baixo índice de adoção. Além disso, nem todas passaram a ter portabilidade simultaneamente. Na opinião de Geraldo Araújo, responsável pela área de network da Accenture, as teles ainda não têm feito grandes investimentos em mídia para a portabilidade. Ele aponta a dificuldade das propagandas atingirem essas regiões tão específicas e aposta que na medida em que as regiões maiores entrarem, o índice tende a aumentar. "O que existe hoje em termos de propaganda é algo muito mais institucional", disse ele em óbvia referência à Claro – única operadora com campanha nacional que procura se vincular ao benefício.
O Brasil reúne algumas condições favoráveis à adoção da portabilidade, principalmente na telefonia móvel. Na telefonia fixa a principal barreira, de fato, é o baixo número de concorrentes. Comparando com outros países, os fatores de sucesso foram a velocidade da troca e o preço. Na Holanda e no Reino Unido, a portabilidade não é tão popular. Nestes países a taxa de adesão mensal ficou abaixo de 0,1%, acumulando um volume de apenas 10% da base total de usuários. Entre as razões está o processo lento de migração oferecido pela operadora e o alto custo para o usuário. Em Hong Kong – talvez onde a portabilidade tenha tido mais sucesso – o processo leva dois dias, ante 20 dias no Reino Unido e 12 semanas na Holanda. No Brasil no primeiro ano de implantação o prazo para mudança é de até cinco dias úteis, e cairá para até três dias em breve.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!