A Comissão Europeia anunciou um novo investimento de 865 milhões de euros para impulsionar a conectividade digital nos países da União Europeia. A verba será destinada para um fundo maior, que soma dois bilhões de euros, destinado a modernizar a infraestrutura digital da região.
Uma parte significativa dos recursos será direcionada para projetos envolvendo a implantação de redes 5G e fibra ótica de alta velocidade. A Comissão também investirá na atualização de redes de backbone, incluindo tecnologias como comunicação quântica e cabos submarinos, com o intuito de aumentar capacidade e a resiliência da infraestrutura digital europeia.
O programa também apoiará a integração de capacidades de computação em edge cloud em diversos setores, como saúde, manufatura e transporte, visando otimizar a entrega de serviços digitais.
Os recursos devem ser alocados no período entre 2024 e 2027. A Comissão Europeia abrirá um chamamento para propostas nos próximos dias, convidando projetos que se alinhem aos objetivos do programa.