Vivo inaugura em São Paulo primeira loja sustentável

Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Vivo inaugura em São Paulo na noite desta sexta, 11, sua primeira loja nos padrões Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). O espaço no Shopping VillaLobos tem 167m² e atende a mais de 80 pontos de nove categorias exigidas para a certificação internacional em ponto de venda, o selo U.S. Green Building Council.

Segundo informa a operadora, a "experiência sustentável" envolve a redução do consumo de eletricidade, com compra de energia a partir de fontes renováveis; uso do mobiliário com certificação ambiental; e a não utilização de papel e copos plásticos. Este último item, aliás, a empresa quer abolir de vez em todas as lojas até o final deste mês.

A previsão da redução do consumo energético é de mais de 28% em relação a uma loja tradicional. A Vivo instalou sistemas de automação para controle da iluminação, "calibrado para garantir economia e segurança", e sistemas de ar-condicionado com consumo reduzido de água gelada e equipamento de recuperação de energia. Além disso, há sensores de presença e de desligamento automático de iluminação. Toda a geração de energia é 100% renovável por meio de sistema fotovoltaico (painel solar) e da contratação de "energia verde" no mercado livre incentivado.

Notícias relacionadas

O ponto de venda da operadora ainda usa sistema de recuperação de energia, que requer menos uso do ar-condicionado e contribui para a redução do consumo de água. A renovação do ar é feita por filtragem fina, possibilitando a retenção de partículas e poluentes. A Vivo diz que a taxa de renovação é 30% maior do que a exigida por normas internacionais, o que forneceria maior capacidade de diluição dos poluentes.

"A busca pela certificação LEED, selo Platinum, faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa e tem como objetivo aumentar as ações sustentáveis no manual dos pontos de experiência replicando esta iniciativa, o que demonstra a busca da Vivo por um crescimento sustentável", declara em comunicado a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!