Serviços de telecomunicações têm retração de 0,6% em agosto

Foto: Pixabay.com

Os serviços de telecomunicações tiveram um recuo de 0,6% em agosto, na comparação com julho. No confronto com o mesmo mês de 2018, a retração foi de 1,7%. Já no período dos últimos 12 meses, a retração também foi de 0,6%. No acumulado do ano, a queda foi de 0,7%. Os dados constam na pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira, 11.

O levantamento também aponta que os serviços de Comunicação e Informação, do qual Telecomunicações fazem parte, teve um incremento de 0,4% em agosto, no confronto com julho. Na comparação com agosto do ano passado, o avanço foi de 4,6%, enquanto que no acumulado do ano, o desempenho registrado foi de 3%. Nos últimos 12 meses, a pesquisa identificou o crescimento de 2,7%.

A pesquisa ainda apurou o comportamento dos serviços de Tecnologia

Notícias relacionadas
da Informação e Comunicações (TICs). Em agosto, comparando com julho, o resultadofoi incremento de 0,4%. No confronto com agosto de 2018, a pesquisa registrouavanço de 4,8%, enquanto que nos últimos 12 meses houve incremento de 3,9% e noano o desempenho foi positivo em 4%.

Em relação aos serviços de TI, a pesquisa do IBGE indica avanço de 1,7% em agosto, na comparação com julho e de 18,6% no período, quando confrontado com agosto de 2018. No acumulado do ano, o desempenho positivo é de 14,2%, enquanto que nos últimos 12 meses, o segmento avançou 13,6%.

O serviço de audiovisual também avançou. Na comparação com julho, o resultado foi de 2,2%. No confronto com agosto de 2018, o avanço foi de 3,2%. No entanto, no acumulado do ano, o resultado foi de queda de 3,3%; e nos últimos 12 meses, o desempenho negativo chegou a 5,1%.

No quadro geral, em agosto de 2019, o setor de serviços caiu 0,2% em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2018, o setor recuou 1,4%, quarta taxa negativa não sequencial deste ano. No acumulado do ano, os serviços avançaram 0,5% e no acumulado dos últimos doze meses, o avanço foi de 0,6%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!