TIM e Vivo anunciam compartilhamento de rede 3G

A TIM e a Vivo anunciaram nesta quinta-feira, 11, acordo para ampliar cobertura de roaming para serviços 3G. Com isso, as companhias compartilharão a infraestrutura da rede móvel de terceira geração nos municípios contemplados já a partir do início deste mês. No total, serão mais de 570 novas cidades atendidas com a rede das duas operadoras.

Segundo a TIM, a parceria permitirá a expansão do acesso e melhoria da experiência de uso do serviço móvel dos mais de 131 milhões de usuários das duas teles juntas no País, "otimizando ainda o uso eficiente da infraestrutura e permitindo o investimento em outras frentes em telecomunicações". A companhia informou também que no inbound, ou seja, quando a Vivo utiliza a rede da TIM, as frequências utilizadas são a de 2,1 GHz em 3G; e de 850 MHz e 1.800 MHz em 2G.

A Vivo não é a única concorrente com quem a TIM estabelece parceria do tipo. A subsidiária da Telecom Italia ampliou em julho o compartilhamento de rede com a Oi, usando plenamente as faixas de 1,8 GHz e 2,5 GHz em LTE no modelo de MOCN (Multi Operator Core Network), que inclui o core de rede e outras camadas. Em agosto, a TIM estabeleceu contrato com a Claro para compartilhamento de roaming em 3G, semelhante ao anunciado com a Telefônica, prevendo uma cobertura de 700 novos municípios.

Notícias relacionadas

Vale lembrar ainda que a TIM tem sugerido o "compartilhamento completo" (full sharing ou single grid) de infraestrutura. Com isso, espera estabelecer uma rede única para todas as teles, dividindo assim o investimento e o custo de manutenção.

5 COMENTÁRIOS

  1. Rede 3G COM APARELHOS 4G . PRA QUE A REDE 4G ENTAO SE NEM FUNCIONAR MAIS VAI O MEU APARELHO SO TA FUNCIONANDO 3G TIVE Q TIVER DA REDE DO 4G PQ JA NAO PEGAVA MAIS …

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!