Fazenda quer enviar ainda em 2024 proposta de taxação de big techs

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Fernando Haddad disse que ainda este ano, o Brasil tomará as medidas necessárias para taxar as big techs. Ele disse que essa postura será tomada independente de um grande acordo global, que está sendo discutido com a criação de uma regulamentação internacional estipulada nos pilares da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo Haddad, esse processo internacional está sendo discutido por diversos países, com adesão de mais estados aos pilares da OCDE. "O Brasil estava aguardando a adesão de todos os países aos pilares 1 e 2 para destravar esse processo, que é internacional. Todos os países estão aderindo à maneira correta. Não é uma taxação propriamente dita, é uma regulamentação internacional que está sendo feita para saber o que é tributado no país onde o serviço é prestado e o que é tributado no país-sede", disse Haddad.

Mas na ocasião, Haddad também confirmou que o governo pretende enviar para o Congresso sua própria proposta sobre o tema, ainda neste segundo semestre. "Os países que já aderiram estão tomando medidas para forçar os poucos países que não aderiram a tomar providência, se aderem ou não. Vemos com bons olhos a proposta da OCDE. Mas ela precisa ter consequência. Já passou da hora de regulamentar isso", disse o ministro da Fazenda.

Notícias relacionadas

Demanda

Vale lembrar que na última terça, 10, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um requerimento que solicita informações ao ministro da Fazenda Fernando Haddad sobre propostas para taxação das big techs.

Segundo o senador, a medida carece de informações e explicações, pois recentemente foi aprovada no Congresso Nacional a Reforma Tributária, após um amplo e longo debate. Azevedo também justifica o requerimento de informações porque tramitam no Senado Federal diversos Projetos de Lei prevendo a oneração das plataformas digitais que poderiam ser afetados pela medida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!