Governo britânico assina acordo com Anatel e deve aportar até R$ 94 milhões no Brasil

A Anatel e a Embaixada Britânica assinaram nesta última quinta-feira, 10, um memorando de entendimento (MoU) que integrou o Brasil no Digital Access Programme, mantido pelo Fundo de Prosperidade (Prosperity Fund) do governo britânico. O programa prevê o aporte de até 14 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 94 milhões) em projetos no Brasil.

O MoU foi assinado pela encarregada de negócios da Embaixada Britânica no Brasil, Liz Davidson, e o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. Na ocasião, Euler ressaltou o estreitamento da cooperação bilateral entre os países em temas como expansão da infraestrutura e do acesso digital para populações vulneráveis. África do Sul, Nigéria, Quênia e Indonésia já participam do Digital Access Programme.

"O Brasil é um país continental, com diferentes realidades, diferentes idiossincrasias e particularidades. Nós temos certeza de que essa cooperação pode ser bastante e mutuamente benéfica", afirmou o presidente. Já Davidson manifestou desejo de habilitar o atendimento para populações vulneráveis de forma "inclusiva, segura e sustentável".

Notícias relacionadas

Cibersegurança

De acordo com uma descrição de vaga para o posto de head do Digital Access Programme no Brasil (que deve ter duração de três anos), além do estímulo a projetos de inclusão digital, a atuação no País também terá um foco em cibersegurança.

Entre as funções previstas para o profissional estão a de "monitorar o ambiente regulatório de segurança cibernética, governança da Internet e telecomunicações no Brasil". Pelo lado do acesso, estão previstos o mapeamento de inovações tecnológicas ou novos modelos de negócios para inclusão digital.

Ainda é considerado importante que o titular do cargo tenha experiência de trabalho com o governo do Brasil, sociedade civil, empresas e outras partes interessadas, incluindo nos setores relevantes de acesso digital e ou segurança cibernética.

Um terceiro pilar para as atividades do programa será o estímulo de oportunidades para negócios e parcerias internacionais em tecnologia, incluindo com empresas do Reino Unido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!