Governo britânico assina acordo com Anatel e deve aportar até R$ 94 milhões no Brasil

A Anatel e a Embaixada Britânica assinaram nesta última quinta-feira, 10, um memorando de entendimento (MoU) que integrou o Brasil no Digital Access Programme, mantido pelo Fundo de Prosperidade (Prosperity Fund) do governo britânico. O programa prevê o aporte de até 14 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 94 milhões) em projetos no Brasil.

O MoU foi assinado pela encarregada de negócios da Embaixada Britânica no Brasil, Liz Davidson, e o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. Na ocasião, Euler ressaltou o estreitamento da cooperação bilateral entre os países em temas como expansão da infraestrutura e do acesso digital para populações vulneráveis. África do Sul, Nigéria, Quênia e Indonésia já participam do Digital Access Programme.

"O Brasil é um país continental, com diferentes realidades, diferentes idiossincrasias e particularidades. Nós temos certeza de que essa cooperação pode ser bastante e mutuamente benéfica", afirmou o presidente. Já Davidson manifestou desejo de habilitar o atendimento para populações vulneráveis de forma "inclusiva, segura e sustentável".

Cibersegurança

De acordo com uma descrição de vaga para o posto de head do Digital Access Programme no Brasil (que deve ter duração de três anos), além do estímulo a projetos de inclusão digital, a atuação no País também terá um foco em cibersegurança.

Entre as funções previstas para o profissional estão a de "monitorar o ambiente regulatório de segurança cibernética, governança da Internet e telecomunicações no Brasil". Pelo lado do acesso, estão previstos o mapeamento de inovações tecnológicas ou novos modelos de negócios para inclusão digital.

Ainda é considerado importante que o titular do cargo tenha experiência de trabalho com o governo do Brasil, sociedade civil, empresas e outras partes interessadas, incluindo nos setores relevantes de acesso digital e ou segurança cibernética.

Um terceiro pilar para as atividades do programa será o estímulo de oportunidades para negócios e parcerias internacionais em tecnologia, incluindo com empresas do Reino Unido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.