Abrint: decisão da Anatel sobre canais lineares reforça separação entre telecom e SVA

Foto: Pixabay

Em comunicado emitido nesta sexta-feira, 11, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) celebrou a decisão da Anatel de considerar como serviço de valor adicionado (SVA) a oferta de canais lineares de TV pela Internet.

Para a entidade que representa os provedores regionais, a postura reforça a separação entre serviços de telecom e SVA defendida há muito pela entidade. "O conceito de SVA existe desde 1995, quando da edição da norma 4 do Ministério das Comunicações. O próprio Serviço de Conexão à Internet (SCI) é uma modalidade de Serviço de Valor Adicionado, de acordo com a norma 4", afirmou a associação.

É neste entendimento que está baseado o pleito de provedores regionais para não incidência de ICMS sobre os serviços de conexão à Internet. Segundo a Abrint, a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) também classifica o SVA como "a atividade que acrescenta, a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte e com o qual não se confunde, novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações".

Notícias relacionadas

O modelo do SCI vem de uma época pré-banda larga, quando a Internet de acesso discado necessitava de provedores de conexão (na época, havia "discadores" de portais como UOL, BOL e IG), e que eram classificados como SVA. Já a prestação do serviço de telecomunicações – ou seja, o acesso à rede – é que é o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), este sim sobre o qual incide ICMS. A Resolução 614/2013 da Anatel permite que o serviço de conexão à Internet seja atrelado ao SCM, mas não revogou a possibilidade das empresas prestarem o serviço de conexão à Internet como um SVA.

TV por assinatura

Já a decisão sobre canais lineares do conselho diretor da Anatel foi tomada em um processo no qual a Claro denunciou a Fox e o Esporte Interativo pela distribuição do conteúdo linear na Internet sem a necessidade de assinatura de pacote de TV por assinatura. A agência acabou por decidir que o modelo é caracterizado apenas como SVA. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!