Publicidade
Início Newsletter Anatel trabalha revisão do PGMU, mas lamenta lentidão na definição de políticas

Anatel trabalha revisão do PGMU, mas lamenta lentidão na definição de políticas

Painel Telebrasil 2018 realizado no Hotel Royal Tulip, Brasília, nesta quarta-feira (23). Foto: Rudy Trindade

Ano de eleição significa que as discussões políticas sobre avanços regulatórios ficam estagnadas. Mesmo com este sentimento, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, destacou que a equipe técnica da agência já prepara a revisão do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) para o período 2021/2025, mesmo que o PGMU 2016-2020 ainda não esteja aprovado pelo governo. Segundo o dirigente, que participou do Encontro Tele.Sintese nesta terça-feira, 11, o trabalho deve ser concluído até o final do ano.

Quadros ressaltou que depende do avanço das políticas públicas e lembrou que, sem as definições, o trabalho do órgão regulador fica comprometido. “É preciso tomar as decisões, tanto na revisão do marco legal das telecomunicações como na alteração da lei do Fust. Estamos trabalhando a revisão do PGMU, mas sem um decreto para tratar do assunto, ele também não sai”, explicou.

O presidente da Anatel também lembrou que o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) também está de molho. Ele diz que o programa é “fruto de um trabalho contratado pelo ministério e pelo BNDES, com diagnóstico concluído; mas o decreto necessário está pendente e o retardo acaba não liberando os insumos necessários, assim como a política pública que substituiria os decretos hoje vigentes”.

Notícias relacionadas

Além do decreto do PGMU e do Plano Nacional de IoT, Quadros comentou que o órgão aguarda a revisão do marco legal do setor (PLC 79), alteração da Lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações e o Plano Nacional de Conectividade.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile