Publicidade
Início Newsletter Anatel quer simplificar regras para estimular IoT

Anatel quer simplificar regras para estimular IoT

A Anatel lançou, nesta terça-feira, 11, a tomada de subsídios (instrumento de coleta de opinião semelhante a uma Consulta Pública) com objetivo de saber quais as simplificações regulatórias poderão ser feitas para estimular a Internet das Coisas (IoT), no Brasil. De acordo com o superintendente de planejamento da agência, Nilo Pasquali, que participou do Encontro Tele.sintese nesta terça-feira, 11, a coleta de informações ocorrerá até o dia 12 de outubro.

Pasquali informou que os interessados poderão opinar sobre o que consideram os principais entraves para a implantação e desenvolvimento da IoT no país. Um dos problemas elencados é a tributação do Fistel sobre os dispositivos. “Trata-se de um grande inibidor. Mesmo com a redução para R$ 5 ainda é um fator inibidor, considerando o cenário em que um dispositivo vai gerar receita de US$ 1. Uma das propostas é zerar”, comentou.

Pasquali também informou que o documento aborda questões relacionadas à outorga, modelo de prestação, licenciamento, qualidade, segurança cibernética, espectro, infraestrutura e qualidade.

Notícias relacionadas

MVNO

O roaming permanente também é abordado no documento. Segundo o superintendente, há diversas maneiras de tratar o assunto, desde “permitir, o que exige discussões complexas, até mesmo modelos que não precisariam necessariamente do roaming permanente, mas usando redes virtuais. Uma das propostas é simplificar o regulamento de rede virtual (MVNO) e torna-lo mais acessível para outorga”, revela.

O superintendente informa ainda que o documento pede contribuições sobre a forma de prestação de serviço. Ele comenta que há diferenças entre IoT prestado em redes licenciadas com redes licenciadas e aquele prestado com espectro não licenciado. “Há diferença na outorga. Os custos de prestação variam. Temos que achar formas para equalizar as diferenças”.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile