Comissão Europeia abre consultas sobre Internet e telecom

A Comissão Europeia abriu nesta sexta-feira, 11, duas consultas públicas para o mercado de telecomunicações na região: uma relacionada às revisões de regras da banda larga e outra focada na revisão da agenda regulatória de telecom atual. As duas consultas serão encerradas no dia 7 de dezembro.

A proposta da agenda regulatória inclui a do grupo de agências reguladoras europeias (Berec, na sigla em inglês), cobrindo três pilares: redes; serviços e governanças; e gestão de espectro. Por outro lado, a consulta exclui a diretiva de privacidade nas comunicações eletrônicas, roaming, diretiva de redução de custo da banda larga e programa de políticas de espectro, já que todos esses temas estão sendo propostos em outras regulações.

A Comissão Europeia quer saber também o que a população no bloco econômico espera da banda larga fixa e móvel para além de 2020. A consulta é um tanto ampla, e aborda futuras necessidades em relação a produtos, aplicações e serviços, como segurança, velocidade, qualidade, taxas de download e upload e conectividade ubíqua. A entidade afirma que isso influenciará o financiamento de fundos de estrutura e investimento.

Notícias relacionadas

Após a consulta, a Comissão apresentará sua proposta nos dois assuntos, que estão ligados à estratégia de Mercado Único Digital da entidade para a Europa. Duas medidas dessa agenda já foram apresentadas: o conceito de neutralidade de rede (baseado em acesso a conteúdo sem discriminação, mas sem entrar no seara de infraestrutura) e o fim das tarifas de roaming no bloco econômico do continente até junho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!