App da Anatel para medição da banda larga móvel chega ao iPhone

Está disponível na App Store a partir desta quarta-feira, 11, o aplicativo oficial da Anatel para a medição da qualidade da banda larga móvel para o iPhone. Desenvolvido pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), o app é gratuito, mas necessita de um cadastro rápido (pedem apenas e-mail válido e uma senha) para permitir a realização dos testes.

Notícias relacionadas
A Anatel não informa no aplicativo, mas há coleta de dados, pelo menos dos resultados obtidos com os testes. Tanto que, em comunicado, a agência afirma que pretende "reunir as informações" para "adoção de medidas que permitam análise e ampliação da qualidade, buscando a progressiva melhoria da banda larga móvel". De qualquer forma, a agência diz que o aplicativo é seguro e que não permite acesso ao conteúdo das ligações ou mensagens do usuário.

O programa mede os principais parâmetros de qualidade da conexão banda larga (velocidades de download e upload, latência, jitter e perda de pacotes), além de apresentar gráficos de resultados e comparativos, incluindo os locais das medições. O app do EAQ ainda faz uma média com os resultados recentes em todos os parâmetros. Ao iniciar o teste, o usuário é avisado que poderá ser consumido até 6 MB durante as aferições. Em testes com a rede Wi-Fi, o aplicativo consumiu cerca de 4 MB. Já com a rede móvel, foram apenas 2 MB trafegados.

O serviço já estava disponível para smartphones com o sistema Android, que pode ser obtido na Google Play com o nome de Brasil Banda Larga. Para os sistemas operacionais Windows Phone e Symbian, medições mais simples (sem medição de latência, perda de pacotes ou jitter) podem ser feitas na página oficial do projeto: www.brasilbandalarga.com.br. Pelo menos até o momento, aparelhos BlackBerry não são compatíveis e nem possuem um aplicativo oficial da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!