App da Anatel para medição da banda larga móvel chega ao iPhone

Está disponível na App Store a partir desta quarta-feira, 11, o aplicativo oficial da Anatel para a medição da qualidade da banda larga móvel para o iPhone. Desenvolvido pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), o app é gratuito, mas necessita de um cadastro rápido (pedem apenas e-mail válido e uma senha) para permitir a realização dos testes.

A Anatel não informa no aplicativo, mas há coleta de dados, pelo menos dos resultados obtidos com os testes. Tanto que, em comunicado, a agência afirma que pretende "reunir as informações" para "adoção de medidas que permitam análise e ampliação da qualidade, buscando a progressiva melhoria da banda larga móvel". De qualquer forma, a agência diz que o aplicativo é seguro e que não permite acesso ao conteúdo das ligações ou mensagens do usuário.

O programa mede os principais parâmetros de qualidade da conexão banda larga (velocidades de download e upload, latência, jitter e perda de pacotes), além de apresentar gráficos de resultados e comparativos, incluindo os locais das medições. O app do EAQ ainda faz uma média com os resultados recentes em todos os parâmetros. Ao iniciar o teste, o usuário é avisado que poderá ser consumido até 6 MB durante as aferições. Em testes com a rede Wi-Fi, o aplicativo consumiu cerca de 4 MB. Já com a rede móvel, foram apenas 2 MB trafegados.

O serviço já estava disponível para smartphones com o sistema Android, que pode ser obtido na Google Play com o nome de Brasil Banda Larga. Para os sistemas operacionais Windows Phone e Symbian, medições mais simples (sem medição de latência, perda de pacotes ou jitter) podem ser feitas na página oficial do projeto: www.brasilbandalarga.com.br. Pelo menos até o momento, aparelhos BlackBerry não são compatíveis e nem possuem um aplicativo oficial da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.