Anatel confirma que ligações fixo-móvel ficarão sem aumento

A Anatel confirmou no início da noite desta sexta-feira, 11, que resolveu não conceder reajuste para as chamadas entre fixos e móveis, conforme antecipado por este noticiário na edição de quinta, dia 10. No documento que irá para o Diário Oficial da União rejeitando o pedido das empresas para corrigir as tarifas, a agência sugere que o reajuste não seguia os princípios da razoabilidade, modicidade e atendimento ao interesse público. Estes três princípios estão entre as "considerações" que justificaram a negativa da concessão do reajuste.
A agência, no entanto, não prestou esclarecimentos técnicos sobre os motivos que levaram à rejeição do aumento das tarifas, uma vez que havia acordo entre as operadoras sobre o Valor de Uso da Rede Móvel (VU-M), peça-chave para o reajuste dessas ligações, chamadas formalmente de Valores de Comunicação (VC). Com a formalização da decisão tanto o VC1, usado nas chamadas locais entre fixos e móveis, quanto os VC2 e VC3, usados nas ligações de longa distância também entre fixos e móveis, não subiram neste ano.
Reajuste do STFC

Notícias relacionadas
A Anatel também confirmou o reajuste de 0,9767% no preço do minuto e da assinatura básica para as duas principais concessionárias do país: Oi/Brasil Telecom e Telefônica. CTBC Telecom e Sercomtel terão reajustes mais altos neste ano, de 5,64% e de 5,52%, no valor do minuto. A assinatura básica dessas suas últimas concessionárias não sofrerá correção.
Os créditos usados nos orelhões foi corrigido linearmente em 0,82% e passa de R$ 0,1215 para R$ 0,1225. As chamadas de longa distância nacional nos quatro degraus de cobrança (D1, D2, D3 e D4) também sobem 0,9767%. AS ligações de longa distância internacional não foram corrigidas porque a Embratel não solicitou reajuste neste ano.
Para fazer a correção de 2009, a Anatel considerou o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) acumulado entre maio de 2008 e junho de 2009, que resultou em uma inflação de 5,07%. O redutor do reajuste aplicado neste ano (Fator X) foi de 3,9%. As concessionárias devem publicar as tarifas em jornais de grande circulação 48 horas antes de aplicar os novos valores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!