Ministro cobra mais velocidade na aprovação do PGO

Ao mesmo tempo em que a Anatel tenta passar a imagem de que não tem pressa na aprovação da reforma do Plano Geral de Outorgas (PGO), o Ministério das Comunicações já começa a dar sinais de que está preocupado com a velocidade com que a agência está trabalhando nas mudanças. A revisão do PGO é necessária para que a compra da Brasil Telecom pela Oi possa ser concluída, uma vez que as regras atuais não permitem a união de concessionárias do STFC.
Durante a cerimônia de posse da nova conselheira da Anatel, Emília Ribeiro, nesta quinta-feira, 11, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, demonstrou preocupação com a demora na aprovação do PGO reformado. "Os prazos já estão mais ou menos vencidos", afirmou o ministro, sem especificar a qual cronograma se referia. Em princípio, a Anatel não possui nenhum prazo para a conclusão da revisão das regras. A agência tem insistido em diversas ocasiões que a operação de compra da Brasil Telecom não é o catalisador da reforma e, portanto, que o órgão regulador não está submetido a nenhum prazo formal.
O cronograma existente no momento é o das empresas, descrito no fato relevante divulgado pela Oi em abril deste ano. Pelo documento, a Oi tem até dezembro deste ano para ter o sinal verde da Anatel para avançar a aquisição da Brasil Telecom sob pena de ter que pagar multa de R$ 490 milhões pela rescisão do contrato. E, para conseguir a anuência, o PGO precisa ser alterado para permitir a união das concessionárias.

Notícias relacionadas
Costa mostrou a mesma preocupação em circunstâncias anteriores, ao relacionar a reforma das regras de telecom aos prazos fixados entre as concessionárias. Em evento no Planalto há duas semanas, o ministro declarou que até o fim do ano o processo de mudança regulatória deve estar pronto. "Até porque, veja só, pelo que sei, pelo que entendo dos documentos que vêm do BNDES, a fusão tem um prazo para ser realizada. Este prazo vai até o final de dezembro e se ela (a fusão) não ocorrer até o final de dezembro há inclusive uma multa vultosa que tem que ser paga pelas partes", afirmou na ocasião.

Análise jurídica

Na contramão das declarações do ministro, o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, demonstrou tranqüilidade com relação ao ritmo da reforma regulatória. Segundo Sardenberg, a proposta de um novo PGO está no momento sendo avaliada pela procuradoria da Anatel, assim como o Plano Geral de Regulamentação (PGR). Ambos os documentos já passaram pela análise técnica pós-consulta pública. Essa etapa técnica teria tomado mais tempo por conta da quantidade de contribuições – mais de mil para as duas propostas – encaminhadas durante a consulta.
Em relação ao comentário de que os prazos estariam "mais ou menos vencidos", o presidente da Anatel posicionou-se em relação ao ministro. "O ministro é um político e eu sou um regulador. É diferente", afirmou. Sardenberg não confirmou a existência de qualquer cronograma de aprovação do PGO.
A expectativa dos conselheiros da Anatel é que a procuradoria não demore no encaminhamento de sua análise. Com o parecer jurídico em mãos, serão necessários mais 15 a 20 dias para apresentação do relatório final ao Conselho Diretor, segundo cálculo do conselheiro Pedro Jaime Ziller, relator do PGO.
O conselheiro Antônio Bedran, responsável pelo PGR, disse estar estudando as contribuições que foram apresentadas na consulta pública, o que dinamizará a produção do relatório final. "Me debrucei sobre as contribuições. Levei até para casa", disse Bedran.
Mesmo cobrando agilidade da Anatel, o ministro Hélio Costa foi cauteloso ao falar da aprovação da reforma regulatória. "Os conselheiros da Anatel são independentes e dão seus votos independentemente da vontade do governo", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!