Schymura nega que haja auditoria na Embratel

Informações colhidas junto a fontes de mercado e da agência dão conta que recentemente a Anatel teria determinado um auditoria na Embratel. A empresa e o presidente da agência, Luiz Guilherme Schymura, negam.
Segundo informações colhidas por este noticiário, a Anatel estaria agindo preventivamente sob o temor de que a situação financeira e operacional da Embratel fugisse ao controle devido aos problemas de sua controladora, a WorldCom, de tal forma que seja criado um impasse regulatório. A carrier, como outras concessionárias, não poderá ter o controle modificado antes do vencimento do prazo de cinco anos estabelecido no contrato de privatização. Por isso, haveria o risco de que a operadora chegue ao ponto de não ter outra saída senão ser vendida antes deste prazo.
A auditoria estaria sob a responsabilidade da Ernst & Young, que presta serviços regulares à Anatel e que normalmente é a responsável pelas missões de verificação de rotina dentro das empresas.

Notícias relacionadas
Outro objetivo da auditoria especial seria estar atenta às mínimas alterações da saúde financeira da empresa e aos índices de qualidade da operação. E, finalmente, haveria uma preocupação com o controle de gastos em tempos de crise.
Purificación Carpinteyro, vice-presidente de assuntos externos da Embratel, afirma que "não existe nenhuma auditoria da Anatel dentro da Embratel". Contudo, há duas semanas, um conselheiro da Anatel admitiu informalmente que houve a decisão de abrir uma auditoria.

Encaminhamento tortuoso

Um aspecto importante em relação a esta decisão, entretanto, está relacionado à forma como ela foi encaminhada. Segundo mais de uma fonte próxima ao caso, o presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, encarregado de comunicar a decisão à empresa, teria, num primeiro momento, aceitado a proposta da própria Embratel, feita por seu presidente Jorge Rodriguez e pela vice-presidente Purificación Carpinteyro, de trocar a mão de direção da auditoria. Ou seja, para todos os efeitos, seria dito que a própria tele teria pedido à agência que fizesse uma verificação completa para ficar claro que a empresa nada tinha a esconder. Schymura teria aceito a proposta da inversão, em princípio. Mas os demais conselheiros posicionaram-se contra, obrigando-o a retomar o rumo original na condução da auditoria. Sobre essa questão, o mesmo conselheiro que confirmou o fato também procurou colocar panos quentes sobre o assunto, explicando: "o nosso presidente deu uma pisada na bola nesse caso, mas isso já está resolvido".
Questionado sobre a veracidade destas informações durante entrevista coletiva nesta quarta, 11, Schymura foi categórico: "não confirmo nenhuma dessas informações. O que acontece na agência é que nós fazemos um acompanhamento das concessionárias. É obrigação da Anatel fazer isso, porque nós temos uma preocupação muito grande, porque se é uma concessionária os bens são reversíveis e o interesse público está sempre sob risco. O papel da agência é de acompanhar e fiscalizar. Para nós não interessa se a concessionária está dando lucro ou prejuízo, nada disso. O que nos preocupa é a reversibilidade dos bens porque eles pertencem à União. Neste sentido, sim. O acompanhamento nas concessionárias é freqüente. Eu lembro, inclusive, que quando aconteceu o episódio da WorldCom, nós estávamos com uma consultoria pronta para entrar na Embratel para fazer o trabalho normal, e nós mandamos ir primeiro para a Telemar para evitar qualquer tipo de ligação com o fato. Esta matéria é antiga. Na época eu colocava a nossa preocupação, que agora não existe mais".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!