Claro, Oi, TIM e Vivo experimentam novos modelos de negócios em serviços digitais

Foto: Pixabay

[Publicado no Mobile Time] Nos velhos tempos dos serviços de valor adicionado (SVA) pré-smartphone, o modelo de negócios entre operadoras e seus parceiros provedores de conteúdo era o de revenue share, ou seja, de compartilhamento de receita – quase sempre com uma proporção bastante favorável para as teles. O revenue share ainda predomina na maioria dos acordos atuais, mas as teles (Claro, Oi, Vivo e TIM) vêm experimentando novos formatos, como comentaram executivos das quatro principais operadoras reunidos em painel do Tela Viva Móvel, realizado em formato digital nesta terça-feira, 11.

"O revenue share é um modelo que funciona e que é predominante. Ele gera um comprometimento das duas partes. Mas começam a surgir novos modelos que são interessantes", comentou Fabio Maeda, diretor de inovação e serviços digitais da Claro.

João Stricker, head de marketing consumer e SMB, TIM Brasil, usou a parceria com o C6 como um exemplo de novo formato de parceria: "O revenue share é o modelo base. É o mais tradicional. Mas temos buscado modelos diferentes. É o caso da parceria com o C6, que é disruptiva. A TIM terá uma participação acionária no C6 conforme o sucesso da parceria. Não há uma troca financeira diretamente relacionada".

Rodrigo Gruner, diretor de inovação e serviços digitais da Vivo, concordou: "Vamos seguir tendo revenue share. Ele não deixa de existir. Mas novos formatos e modelos comerciais passam a surgir para complementar as ofertas". O executivo citou como exemplos as parcerias com Netflix, Spotify, Rappi e Premiere nos planos Vivo Selfie, mas não entrou em detalhes sobre a estrutura dessas parcerias, por sigilo contratual.

Leonardo Hazan, gerente de conteúdo e serviços da Oi, citou mais alguns modelos que vêm sendo experimentados: "Existem outros modelos quando falamos em bundle e parcerias promocionais durante um período, como pagamento por base elegível, ou por base ativa."

Tela Viva Móvel

A programação do Tela Viva Móvel continua nesta quarta-feira, 12, com painéis sobre inovação móvel em grandes marcas (Coca-Cola, GM, Credicard e MRV) e em startups (ChatClass, Turbi Nutrebem, Popsy e Pier). Confira a agenda e mais informações sobre venda de ingressos no site do evento: www.telavivamovel.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.