OAB quer que novo presidente da Anatel defenda consumidor

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, defendeu em nota que o próximo presidente da Anatel "seja uma pessoa comprometida com os interesses dos cidadãos e não restrinja a atuação da agência reguladora à defesa dos interesses das empresas". Para o advogado, a renúncia de João Rezende ao cargo, anunciada nesta quarta-feira, 10, "é o fim melancólico de um mandato marcado por uma gestão que defendeu os interesses das empresas que atuam no setor em claro detrimento dos interesses dos consumidores". O presidente da OAB já vinha criticando publicamente Rezende desde o episódio das franquias. Rezende disse que do ponto de vista regulatório não há nenhuma limitação ao modelo de franquias, que o serviço de banda larga é privado e que a franquia de dados já era adotada por outras operadoras. A posição do conselheiro teve grande repercussão negativa, inclusive na OAB.

Em junho, o presidente da Ordem chegou a formalizar um pedido de afastamento do presidente da Anatel encaminhado para o presidente interino da República Michel Temer e para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Mas o peso da OAB na renúncia de Rezende é zero. Ele já havia decidido se afastar antes desse episódio, segundo apurou este noticiário.

"O amplo acesso à internet é hoje condição fundamental para a efetivação da liberdade de expressão e de informação. A Anatel tem atuado, nos últimos tempos, de forma contraria as necessidades de uma sociedade moderna, tem atuado contra os consumidores. Por esse motivo, a OAB pediu o afastamento do presidente que agora renuncia ao comando da agência. Espero que isso mude. Do contrário, a OAB está pronta a defender, na Justiça, os interesses da sociedade e da democracia", afirmou Lamachia na nota.

Notícias relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho interessante a postura da OAB em relação a defesa do consumidor, visto que as empresas que batem recordes de ações juciciais são as teles… Por um outro lado o CREA se faz omisso sobre qualquer assunto na sociedade. Pois as questões de ordem tecnica competem a a este fiscalizar e se posicionar quando gera impacto ao consumidor.

    Enfim… é o brasil que temos que melhorar!!

    #mudançadecultura
    #educação

  2. A OAB não tem que ficar se metendo nesses assuntos, aliás, não deveria se meter onde não é chamado. Acha que pensa no lado do consumidor, mas se engana. O único sistema que realmente beneficia o consumidor é a livre concorrência. Cobrar uma postura ainda mais forte de um orgão regulador vai na contramão da livre concorrência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!