Redes HFC são a melhor opção em curto prazo para banda larga, diz Cisco

Embora a oferta de banda através de fibra já seja uma realidade em algumas regiões de alto poder aquisitivo, o uso de redes HFC ainda é apontado como a melhor solução para prover o serviço. Em um debate no Congresso ABTA 2011, Bob McIntyre, CTO service provider da Cisco, afirmou que, em longo prazo, o fiber-to-the-home (FTTH) é a resposta para a crescente demanda por banda. Contudo, não é a solução imediata. O custo de implementação, sobretudo por conta de mão-de-obra, é muito alto. Para ele, o modelo híbrido usando fibra e coaxial é a solução mais viável para o serviço. Rodrigo Duclós, diretor de tecnologia e projetos da Net Serviços, concorda, afirmando que a rede HFC híbrida pode evoluir até um modelo FTTH onde se fizer necessário. O mesmo diz o diretor de planejamento e operações do Via Embratel, Antônio Carlos Marteletto. Segundo ele, as redes HFC evoluíram muito. "A fibra será uma alternativa para atender alguns nichos específicos", diz.
Antônio Salles, consultor da Blue Interactive, lembra que o legado acaba comprometendo a qualidade destas redes. "O grande vilão das redes HFC é o legado analógico. Se tivéssemos apenas bits trafegando na rede, ela seria perfeita", diz.
No debate, a única voz dissonante é a de Virgílio Amaral, diretor de estratégia e tecnologia da TVA/Telefônica. A operadora vem investindo na implementação do serviço em alguns bairros nobres de cidades paulistas, sobretudo na capital. "O importante é ter uma banda confiável. Não adianta ter 20 Mbps, com apenas 2 Mbps no horário de pico. A fibra é o suporte mais estável. Não recebe a interferência típica dos grandes centros", disse.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!