Gartner: 428,7 milhões de telefones celulares vendidos no mundo no segundo tri

De acordo com levantamento feito pelo Gartner, foram vendidos no mundo 428,7 milhões de telefones celulares no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2010. Desse total, 25% eram smartphones, ou seja: 107,4 milhões. O volume de smartphones comercializados cresceu 74%. Um ano atrás esse segmento representava 17% das vendas.
A Nokia mantém a liderança no mercado mundial de handsets, com 22,8% de participação, mas segue em queda: um ano atrás seu share havia sido de 30,3%. Samsung e LG continuaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições, mas também registraram redução. O share da Samsung caiu de 17,8% para 16,3%, enquanto o da LG baixou de 8% para 5,7%. A Apple foi a grande vencedora, roubando o quarto lugar da RIM. Seu share subiu de 2,4% para 4,6%. A ZTE foi outra beneficiada: subiu de 1,8% para 3% de participação, superando a Motorola, que caiu de 2,5% para 2,4%. HTC e Huawei melhoraram. A participação da primeira aumentou de 1,6% para 2,6% e a da segunda, de 1,4% para 2,1%. A RIM registrou leve queda, de 3,2% para 3%, empatada com a ZTE no quinto lugar. A Sony Ericsson, por fim, caiu de 3% para 1,7%.
OS

Notícias relacionadas
Na análise por sistema operacional em smartphones, o destaque é o Android. Um ano atrás, o OS móvel da Google estava em terceiro lugar, respondendo por 17,2% das vendas. Agora, detém a liderança, tendo respondido por 43,4% dos smartphones comercializados no segundo trimestre. O Symbian, sistema usado pela Nokia, que era o líder um ano atrás, com 40,9%, ficou em segundo lugar, caindo para 22,1%. O iOS, da Apple, por sua vez, tomou a terceira colocação da RIM, subindo de 14,1% para 18,2%, enquanto o sistema operacional do Blackberry baixou de 18,7% para 11,7%. O Bada, OS criado pela Samsung, aumentou de 0,9% para 1,9%. E sistemas da Microsoft caíram de 4,9% para 1,6%.
Análise
O que chama a atenção nos números do Gartner é o fato de os três maiores fabricantes de telefones celulares do mundo terem perdido share: Nokia, Samsung e LG — com a ressalva que a variação negativa da Samsung foi proporcionalmente muito menor que a dos outros dois. Isso demonstra uma transição em curso. Entre smartphones, Apple e HTC seguem em expansão contínua, ambos muito bem focados na gama alta e fazendo pequenas e pontuais experiências mais populares, como a redução de preço do iPhone 3GS e a oferta do HTC Smart. Enquanto isso, entre os celulares low end e feature phones, os chineses (leia-se ZTE e Huawei) ganham mercado, competindo com preço. Curiosamente, Nokia, Samsung e LG, os três líderes que estão perdendo share, são justamente os que mantêm os maiores portfólios, com aparelhos em todas as faixas de preços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!