De acordo com levantamento feito pelo Gartner, foram vendidos no mundo 428,7 milhões de telefones celulares no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2010. Desse total, 25% eram smartphones, ou seja: 107,4 milhões. O volume de smartphones comercializados cresceu 74%. Um ano atrás esse segmento representava 17% das vendas.
A Nokia mantém a liderança no mercado mundial de handsets, com 22,8% de participação, mas segue em queda: um ano atrás seu share havia sido de 30,3%. Samsung e LG continuaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições, mas também registraram redução. O share da Samsung caiu de 17,8% para 16,3%, enquanto o da LG baixou de 8% para 5,7%. A Apple foi a grande vencedora, roubando o quarto lugar da RIM. Seu share subiu de 2,4% para 4,6%. A ZTE foi outra beneficiada: subiu de 1,8% para 3% de participação, superando a Motorola, que caiu de 2,5% para 2,4%. HTC e Huawei melhoraram. A participação da primeira aumentou de 1,6% para 2,6% e a da segunda, de 1,4% para 2,1%. A RIM registrou leve queda, de 3,2% para 3%, empatada com a ZTE no quinto lugar. A Sony Ericsson, por fim, caiu de 3% para 1,7%.
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Análise
O que chama a atenção nos números do Gartner é o fato de os três maiores fabricantes de telefones celulares do mundo terem perdido share: Nokia, Samsung e LG — com a ressalva que a variação negativa da Samsung foi proporcionalmente muito menor que a dos outros dois. Isso demonstra uma transição em curso. Entre smartphones, Apple e HTC seguem em expansão contínua, ambos muito bem focados na gama alta e fazendo pequenas e pontuais experiências mais populares, como a redução de preço do iPhone 3GS e a oferta do HTC Smart. Enquanto isso, entre os celulares low end e feature phones, os chineses (leia-se ZTE e Huawei) ganham mercado, competindo com preço. Curiosamente, Nokia, Samsung e LG, os três líderes que estão perdendo share, são justamente os que mantêm os maiores portfólios, com aparelhos em todas as faixas de preços.