Telmex compra participação na Portugal Telecom

A mexicana Telmex aumentou sua participação para mais de 3,4% do capital da Portugal Telecom (PT), empresa que é sua concorrente no mercado de telefonia móvel brasileiro. O movimento pode indicar que o grupo mexicano esteja tentando barrar a oferta hostil da Sonaecom, conforme acreditam alguns analistas do mercado. A informação é do Jornal de Negócios de Portugal, que também informa que a PT fez contatos com 50 a 100 acionistas da operadora para apresentar a sua estratégia de defesa da oferta pública de aquisição (OPA) da Sonaecom.
O reforço de alguns acionistas no capital da operadora portuguesa (em duas semanas, a Telmex é o quarto acionista a aumentar a sua posição na PT acima dos 2%, o que exige comunicado às autoridades portuguesas) poderá influenciar os resultados da próxima assembléia geral da PT, na qual a Sonaecom vai procurar a desblindagem dos estatutos da operadora para prosseguir com a sua OPA. Há a possibilidade também de que a Telmex, devido à sua forte participação no mercado brasileiro, onde a empresa está ligada à Claro e detém participação na Embratel e na Net, possa tentar fazer também uma oferta pela PT.
Em fax enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, a Telmex não menciona se tem intenção ou não de tentar barrar a oferta da Sonaecom. Um analista do mercado disse, porém, a este noticiário que não acredita que o aumento da participação tenha este objetivo. "Foi um investimento como outro qualquer. O grupo do Slim (Slim Helú, controlador da Telmex) tem essa característica de se benefíciar com as oportinidades de mercado."

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!