Ericsson, Qualcomm e Thales se unem por 5G via satélite para smartphones

As fornecedoras Ericsson, Qualcomm e a fabricante do segmento especial Thales vão testar e validar soluções para redes 5G não-terrestres (5G NTNs) baseadas em satélites. O trabalho conjunto terá foco em casos de uso para smartphones.

As atividades seguem a aprovação de requisitos para as 5G NTNs, finalizados recentemente pela 3GPP (órgão internacional de padronização para telecom). O trabalho inicial de testagem e validação do trio terá início na França, onde a Thales tem sede.

"O resultado pode efetivamente significar que um futuro smartphone 5G poderá usar a conectividade 5G em qualquer lugar da Terra, incluindo locais normalmente cobertos apenas por sistemas de telefonia por satélite legados com recursos limitados de conectividade de dados", apontou a Ericsson, em comunicado.

Notícias relacionadas

A intenção é que, com ajuda de satélites de baixa órbita terrestre (LEO), as novas redes permitam cobertura em geografias extremas ou áreas remotas, como mares, oceanos e outros locais onde a cobertura terrestre está ausente.

A possibilidade seria útil para serviços de roaming internacional entre assinantes 5G, além de permitir conectividade global em casos de uso nos segmentos de defesa, segurança pública, transporte, energia e saúde. "A rede baseada no espaço também pode ser usada como suporte de backup para redes terrestres no caso de grandes interrupções ou desastres na rede", notou a Ericsson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!