Publicidade
Início Newsletter Senado aprova aumento da potência de rádios comunitárias

Senado aprova aumento da potência de rádios comunitárias

Foto: Pixabay / Pexels

O Plenário do Senado aprovou na noite da terça-feira, 10, o Projeto de Lei (PLS) 513/2017, que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada.

O projeto estava na pauta de votação do plenário desde o dia 2 de julho. Segundo o relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto. Antes de iniciada a votação, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também anunciou a retirada de dois requerimentos para exame do texto por outras comissões. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Potência

Notícias relacionadas

Originalmente, o projeto previa que a potência das rádios comunitárias seria aumentada de 25 para até 300 watts, com três canais designados  (em vez de um) para a execução de radiodifusão comunitária voltada a uma comunidade, bairro ou vila.

O autor do projeto, senador Hélio José (Pros-DF), justifica que o aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. Para ele, 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. A ideia é viabilizar o serviço em regiões rurais, nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido. Segundo ele, a atual potência atinge até um quilômetro de raio de cobertura, limitando e restringindo o alcance da rádio, muitas vezes menor do que seu público potencial.

Caberá à Anatel estabelecer a potência autorizada para cada emissora comunitária para preservar a característica da cobertura restrita do serviço. Segundo o autor, a alteração possibilita a cobertura de múltiplas comunidades, bairros ou vilas pela mesma rádio comunitária, o que desvirtuaria a essência desse serviço.

1 COMENTÁRIO

  1. Se aprovado no Congresso estas alterações será de um adianto imenso para as Rádios Comunitárias. Pois sem a potência aumentada ,sem poder falar valores de mercadoria em propagandas e limitando somente a frequência 87,9 watts; as Rádio Comunitárias são presentes de Grego nas mãos de qualquer Associação. Finalizando, se tornam inviáveis sua manutenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile