Via Sat Brasil diz que pretende operar serviço em banda Ka em setembro

A primeira operação brasileira de banda larga residencial via satélite utilizando a banda Ka deveria ter entrado em operação no mês de maio, o que acabou não acontecendo. A empresa que promete o serviço, a Via Sat Brasil, e que tem o uso exclusivo da capacidade em banda Ka contratada pela Media Networks no satélite Amazonas 3, explica que a nova data prevista de operação é meados de setembro. Segundo Antônio Castro, presidente da Via Sat Brasil, o atraso se deveu a uma demora na seleção dos fornecedores e configuração dos equipamentos dos teleportos que serão utilizados pela empresa. Na verdade, a Via Sat está utilizando, mediante contratação, dois teleportos da Telefônica, um no Chile e outro no Texas, EUA. "Houve uma demora além do esperado na definição do fornecedor dos equipamentos de banda base. Mas agora já está definido e o cronograma de estreia do serviço é setembro", diz ele.

Notícias relacionadas
Castro explica que o fornecedor é o mesmo que também foi escolhido pela Telefônica na operação em banda Ka no restante da América Latina (Echostar), ainda que aqui no Brasil a Via Sat Brasil e a Telefônica não tenham nenhuma parceria operacional. Esse processo de escolha conjunta é que atrasou um pouco o processo, ainda que as operações sejam separadas. "A única coisa que fizemos foi contratar o teleporto dele, mas pretendemos construir o nosso até 2014", diz. Sabe-se que a Media Networks, que é uma empresa do grupo Telefônica, originalmente ofereceu a capacidade de banda Ka contratada para a Vivo e para a Oi no Brasil, mas não houve interesse, o que deixou a oportunidade para a Via Sat Brasil.

A banda Ka permite operação de banda larga a velocidades de até 18 Mbps via satélite. Trata-se de um serviço sem similar nacional na mesma faixa de custo. Existem operações de banda larga via satélite em banda Ku, mas com equipamentos maiores e custos mais elevados.

Antônio Castro segue entusiasmado, apesar do atraso. Diz que dos três feixes que tem contratado para o Brasil, praticamente um deles já estaria totalmente ocupado, caso as pré-reservas feitas ao serviço sejam efetivadas. "Temos mais de 35 mil clientes que mostraram interesse em ter o serviço, muitos corporativos, com grande demanda", diz ele. As vendas não começaram porque o teleporto ainda não está operacional, diz ele, mas as equipes de instalação no Brasil estão selecionadas e começam a ser treinadas em agosto. Uma parte receberá o treinamento nos EUA. "Como é uma operação muito parecida com a instalação de um DTH, acredito que isso não será um problema", diz ele.

Se instalação não é um problema, tampouco são as necessidades de recursos nessa fase inicial. Segundo Antônio Castro, a Via Sat Brasil não precisa, nesse momento, de parcerias nem de investidores. "Somos pequenos, mas temos bons contratos e estou confiante que o serviço será um sucesso", diz ele. Ele repete planos já declarados a este noticiário de expandir a capacidade e a cobertura no Brasil. "Já estamos fechando mais capacidade para um satélite que subirá em 2015 e estamos negociando também uma capacidade adicional que se tornou disponível para cobrir a região Nordeste já no começo de 2014", conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!