Bernardo quer governança multilateral da Internet e ataca a ICANN

Desde a publicação da notícia de que o Brasil foi alvo de espionagem dos EUA, o ministro Paulo Bernardo tem defendido a tese de que é preciso estabelecer um fórum multilateral de governança da Internet. O Brasil foi um dos países colocou essa agenda na conferência da UIT que aconteceu em Dubai em dezembro e conseguiu um pequeno avanço, embora 55 países, dos 152 que estavam na Conferência, não tenham assinado o documento final – entre eles EUA, Canadá e os mais importantes da Europa.

Notícias relacionadas
O motivo da discórdia foi a Resolução 3, que não faz parte dos Tratados Internacionais de Telecomunicações (ITRs) e por isso não tem caráter vinculativo. Ela trata do fomento e da viabilização de um ambiente de maior desenvolvimento da Internet e reconhece que todos os governos devem ter papel equivalente e responsabilidades iguais na governança da Internet de forma a garantir estabilidade, segurança e continuidade na existência da Internet e de seus futuros desenvolvimentos.

"Na Conferência de Dubai o Brasil fez uma proposição que foi aprovada pelo Plenário em maioria. Parte dos países europeus aprovaram, a maioria dos países da América do Sul, os países africanos e os árabes. Mas depois, mesmo países que tinham votado a favor, não assinaram por pressão ou por pedido dos EUA. Então nós não temos ainda a adesão que gostaríamos de ter e é uma resolução que avança, no nosso entendimento, pouco. Não é uma coisa tão grande", disse Paulo Bernardo em audiência conjunta das comissões de Relações Exteriores e Defesa e de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado.

Diante do fracasso em avançar com o tema dentro da UIT, a estratégia agora é levar o assunto a outras instâncias da ONU. "Nós vamos acionar os organismos internacionais. Provavelmente vamos à ONU, ou ao conselho de direitos humanos ou mesmo ao Plenário da ONU, isso ainda não está plenamente desenhado, mas o Brasil não vai limitar isso a uma questão bilateral, até porque nós entendemos que não vamos conseguir resolver isso bilateralmente. Entendemos que essa vulnerabilidade é problema de todos", disse ele.

ICANN

Como se vê, o problema da espionagem norte-americana tem servido de munição para o Brasil atacar a estrutura atual da Internet. Na sua defesa, Bernardo ataca até a ICANN, sociedade norte-americana sem fins lucrativos responsável tão somente por gerenciar os nomes de domínios usados na rede e administrar os servidores raiz, que são uma espécie de lista telefônica da Internet. "No plano internacional a governança da Internet está absolutamente centralizada nos EUA, as regras da Internet são estipuladas e fixadas por uma entidade privada americana com sede na Califórnia e, portanto, nós entendemos que isso não é suficiente para um mecanismo que se transformou em um grande ambiente de comunicação e convivência e, por que não dizer, num grande ambiente de negócios", argumenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!