Nokia quer acelerar coleta e conserto de celulares dentro da garantia

A Nokia está aprimorando seu sistema de coleta e conserto de telefones celulares que estejam dentro da garantia de 12 meses oferecida pela fabricante. O objetivo é reduzir para algo entre 8 e 10 dias o tempo médio que o cliente fica sem o aparelho. "Em alguns casos, devolveremos o celular em até três dias. Antes, a média era muito maior", revela o diretor responsável pelo projeto na Nokia, Luiz Xavier. Para agilizar o processo, foi firmada uma parceria com os Correios, que agora serão os responsáveis pelo envio dos celulares à rede credenciada de assistência técnica da fabricante, composta por 41 estabelecimentos distribuídos por todo o Brasil.
Antes dessa parceria, os consumidores entregavam os aparelhos em pontos de coleta, que, por sua vez, os remetiam à rede de assistência técnica autorizada. Os pontos de coleta compunham uma espécie de sub-rede que não tinha contrato com a Nokia. No novo modelo, o consumidor deverá primeiro entrar em contato com o call center da fabricante, cujos atendentes estão sendo treinados para identificar, através de algumas perguntas, se existe de fato um problema técnico no aparelho. "Às vezes o telefone não está com defeito. Pode ser apenas uma questão de configuração", explica Xavier. Em caso de defeito dentro do prazo de garantia, o consumidor é instruído a levar o telefone até a agência dos Correios mais próxima. O call center da Nokia fornece ao cliente um código eletrônico que deve ser apresentado aos Correios no ato da entrega do telefone. O custo de envio do aparelho para a assistência técnica e de devolução para a residência do cliente é arcado pela Nokia. "Agora temos visibilidade e controle de todo o processo. Sabemos exatamente onde está cada aparelho", explica Xavier.
O novo sistema em parceria com os Correios já está funcionando para clientes nos seguintes Estados e regiões do Brasil: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí, Alagoas, Ceará, litoral de São Paulo e região de Campinas. Ainda este mês, o sistema deve ser expandido para interior de São Paulo, Roraima, Rondônia, Acre, Pará e Amapá. No resto do Brasil o sistema estará implantado até o final do ano. A comunicação para os usuários da Nokia será feita através de jornais de grande circulação e na página da fabricante na internet.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!