Dantas recorre novamente ao STF para ser solto

Os advogados de Daniel Dantas recorreram mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir a liberdade do banqueiro, preso novamente nessa quinta-feira, 10, após ficar menos de 11 horas solto. O tribunal confirmou a apresentação de uma petição, nesta sexta-feira, 11, que foi anexada ao mesmo processo que garantiu a emissão de um habeas corpus em favor de Dantas. Assim, o pedido será analisado novamente pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
"Não houve nenhum dado que agregasse uma fundamentação razoável no campo do direito processual penal", afirmou o advogado de Dantas, Nélio Machado, ao chegar na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para acompanhar o depoimento de seu cliente. Usando essa alegação, foi possível associar o pedido ao processo que já existia no STF, funcionando como um pedido de manutenção do habeas corpus que havia sido concedido por Mendes no fim da noite de quarta.
A expectativa no tribunal é que a análise desse pedido seja rápida, assim como foi a primeira deliberação do presidente do STF. Pelo trâmite normal da Justiça, os advogados deveriam recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região (São Paulo) e não diretamente em última instância. A peculiaridade de já existir um processo sobre a questão no STF, inicialmente para garantir um habeas corpus preventivo, é que possibilitou o recurso direto ao Supremo.

Notícias relacionadas

TRF

Um outro recurso foi apresentado no TRF da 3ª Região, contestando um suposto uso indevido de provas para embasar o segundo pedido de prisão de Daniel Dantas. "O recurso aqui em São Paulo tem relação direta com a utilização de prova cujo uso estava vedado por ordem expressa e formal do tribunal", declarou Machado. Esses documentos teriam relação com o pagamento de propina a um delegado federal, que a polícia alega ter sido feito a mando de Dantas.
O STF negou que tenha feito algum veto ao uso de qualquer documentação no processo e informou que esta questão é decidida no TRF. O TRF da 3ª Região foi procurado pela reportagem da TELETIME News para esclarecer se houve veto, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria.
Machado põe em dúvida a validade dos documentos que caracterizariam a ligação de seu cliente ao esquema de corrupção ativa. "Eu não estava lá no momento da apreensão, mas tenho o relato de um colega de escritório que narra que efetivamente documentos apreendidos na mochila que estava dentro de um armário qualquer".
Com relação ao ex-funcionário da Brasil Telecom e suposto braço direito de Dantas, Humberto Braz, o advogado não negou que exista uma relação entre eles. "Não nego que haja envolvimento entre Daniel Dantas e Humberto Braz", afirmou. Braz, que acompanhava Hélio Chicaroni no encontro em que Chicaroni teria oferecido ao propina ao delegado, continua foragido.

Silêncio

O depoimento de Dantas à Polícia Federal estava marcado para às 15h, mas o banqueiro não deverá dar informações aos agentes. Machado contou que instruiu seu cliente a não falar com os agentes e usou o fato de ainda não ter inteiro conhecimento do processo para justificar a decisão. "Tentei examinar os autos hoje de manhã, mas são mais de 6 mil páginas; uma tarefa praticamente impossível", declarou.
O advogado de Dantas criticou o trabalho da Polícia Federal e classificou como um "abuso de poder" a maneira com que o dono do Opportunity foi novamente preso e a rapidez com que foi marcado seu depoimento. "Essa prisão, ocorrida horas depois e da forma como foi, com o açodamento que a caracterizou, é uma irregularidade, um abuso de poder e estou submetendo essa consideração novamente ao STF", reclamou o advogado, que também protestou como um fato ocorrido há cinco anos pôde justificar uma prisão preventiva neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!