Operadoras querem mudanças no marco legal

As operadoras celulares defenderam nesta quarta-feira, 11, em audiência pública no Senado, que o novo marco legal da convergência tecnológica, em discussão no Congresso, assegure a liberdade para a produção, distribuição e consumo de conteúdo. A proposta das empresas é que seja regulado apenas o que for essencial para impedir abuso de posição dominante e proporcione condições favoráveis para que os atores privados desenvolvam modelos de negócios sustentáveis.
Por outro lado, as operadoras querem que a legislação não crie barreiras artificiais ao ingresso de novos atores em qualquer ponto da cadeia de valor e nem assimetrias regulatórias com base na origem do capital ou na tecnologia utilizada. ?O marco legal deve estimular a complementariedade de serviços (entre telecomunicações e radiodifusão) e permitir que os atores do mercado encontrem seu modelo ideal de atuação?, disse Ércio Zilli, diretor-executivo da Acel (Associação Nacional das Operadoras Celulares). O tema da audiência foi ?Conteúdo Digital em tempos de convergência tecnológica? e teve como objetivo recolher subsídios para a votação do projeto apresentado, este ano, pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que tenta regular a transmissão de conteúdo.
Zilli apresentou aos senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia nada menos do que 16 questões que precisam ser refletidas para a revisão do marco legal. Entre elas, qual será a caracterização de conteúdo nacional, a necessidade ou não de proteger esse conteúdo e a criação de formas eficientes de proteção. ?É importante perguntar o que se quer regular. Qualquer conteúdo, independentemente do uso ou aplicação, ou apenas o conteúdo que será objeto de exploração comercial??, questionou.

Notícias relacionadas
Na opinião das celulares, há várias formas eficientes de se proteger o conteúdo nacional. Uma delas seria criar um ambiente favorável para quem disponha de capacidade técnica, talento e recursos financeiros fosse estimulado a investir em conteúdo nacional. Outra forma seria assegurar que quem produz conteúdo nacional disponha de alternativas de canais de distribuição. ?Há o risco de se confundir proteção ao conteúdo com proteção ao produtor de conteúdo?, afirmou Zilli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!